Ibovespa fecha em alta com apoio de Petrobras apesar de Wall St

Publicado em 19/10/2022 18:06

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa teve nesta quarta-feira a terceira alta seguida, apoiado principalmente em Petrobras, em dia de avanço do petróleo no exterior, embora o viés negativo em Wall Street tenho limitado os ganhos.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,46%, a 116.274,24 pontos. O volume financeiro da sessão somou 26,6 bilhões de reais.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 caiu 0,67%, a 3.695,16 pontos, após duas altas seguidas, minado pelo aumento nos rendimentos dos Treasuries, diante da perspectiva de que o Federal Reserve manterá o ciclo de agressivo aperto monetário.

De acordo com Marco Ribeiro Noernberg, sócio e chefe de renda variável na Manchester Investimentos, o quadro negativo em Nova York não animou maiores compras na bolsa paulista, embora a forte alta do petróleo tenha apoiado Petrobras.

Em paralelo às preocupações com os próximos passos do Fed, agentes financeiros também analisaram relatório da autoridade monetária norte-americana mostrando que a atividade econômica dos EUA expandiu modestamente nas últimas semanas.

"Com o capital de risco em busca de oportunidades e o exterior desfavorável, o Brasil segue como excelente opção, na medida que apresenta um prêmio por risco atrativo comparado a outros países", afirmou Leandro De Checchi, analista da Clear Corretora.

No Brasil, seguiu o clima de expectativa para o segundo turno da eleição presidencial. Mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva à frente de Jair Bolsonaro nas principais pesquisas, a percepção no mercado é de que a disputa está acirrada.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN valorizou-se 3,54%, a 35,42 reais, endossada pela alta do petróleo, com o Brent fechando em alta de 2,64%, a 92,41 dólares o barril. 3R PETROLEUM ON ganhou 5,96% e PETRORIO ON subiu 3,72%.

- VALE ON cedeu 1,18%, a 71,11 reais. O contrato futuro de minério de ferro mais negociado na China encerrou a negociação diurna em alta de 0,4%, a 688 iuanes (95,24 dólares) a tonelada, depois de atingir uma mínima de seis semanas de 678 iuanes na sessão anterior.

- TIM avançou 4,68%, a 12,74 reais, e TELEFÔNICA BRASIL ON subiu 3,38%, a 40,71 reais. Investidores seguem monitorando o imbróglio envolvendo a aquisição conjunta com a Claro dos ativos de telefonia móvel da Oi. As três pediram redução no valor da compra por questões técnicas. A TIM também é alvo de especulações sobre uma oferta pela sua controladora, a Telecom Italia. Também no radar, a América Móvil, dona da Claro, reportou alta de 13,7% no lucro do terceiro trimestre.

- COPEL PNB subiu 2,47%, a 6,65 reais, após o governo federal definir valor mínimo de 1,83 bilhão de reais no leilão de desestatização da usina hidrelétrica Foz do Areia, em um importante passo para que a estatal paranaense manter parte da concessão de seu maior ativo de geração.

- ASSAÍ ON avançou 2,4%, a 18,35 reais, reagindo parcialmente após o tombo de mais de 9% da véspera. A rede de atacarejo divulga balanço noite de quinta-feira. Além do desempenho operacional, investidores aguardam sinais do seu controlador, o francês Casino, que tem em andamento um plano de venda de ativos para reduzir sua dívida.

- AMERICANAS ON recuou 6,81%, a 16,41 reais, sem trégua no setor, com VIA ON teve baixa de 4,4% e MAGAZINE LUIZA ON cedeu 3,01% em meio a fortes ações promocionais e rivalidade com grupos internacionais no setor como Shoppee e Aliexpress.

- YDUQS ON caiu 5,62%, a 12,60 reais, acelerando o declínio acumulado no mês. O papel tem refletido expectativas ligadas ao cenário eleitoral, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometendo fortalecer os investimentos em educação. COGNA ON cedeu 2,68%, a 2,90 reais.

- GRUPO SOMA ON perdeu 2,23%, a 13,15 reais. A empresa comunicou que sua controlada Cia Hering foi intimada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre uso de informação privilegiada durante negociação de combinação de negócios. "A Cia Hering tomará as providências cabíveis para a defesa de seus interesses", afirmou o Soma. O UBS BB iniciou a cobertura do grupo com recomendação de "compra" e preço-alvo de 18 reais, segundo relatório nesta quarta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024