Fitch reduz previsão de crescimento dos EUA para 2022 e 2023, diz CNN

Publicado em 18/10/2022 11:35

(Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch cortou as previsões de crescimento dos Estados Unidos para este ano e para o próximo e alertará nesta terça-feira que os aumentos da taxa de juros pelo Federal Reserve e a inflação levarão a economia norte-americana a uma recessão no estilo da década de 1990, disse a CNN.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA deve crescer apenas 0,5% no próximo ano, abaixo dos 1,5% da previsão de junho da empresa, informou a CNN, citando um relatório da Fitch obtido pela emissora.

Economistas da Fitch esperam que a recessão no país seja bastante leve e que a taxa de desemprego aumente para 5,2% em 2024, ante 3,5% de hoje, o que implica a perda de milhões de empregos, mas inferior à queda durante as duas recessões anteriores, disse o relatório. 

A Fitch acredita que a inflação alta exercerá um forte peso na renda das famílias no próximo ano, reduzindo os gastos do consumidor, o que levará a uma desaceleração durante o segundo trimestre de 2023, acrescentou o relatório.

Os preços ao consumidor nos EUA aumentaram mais do que o esperado em setembro e as pressões inflacionárias subjacentes continuavam a crescer, reforçando as expectativas de que o Federal Reserve fará uma quarta elevação da taxa de juros em 75 pontos-base no próximo mês.

Apesar da moderação contínua à medida que as cadeias de suprimentos se abrem e os preços do petróleo recuam das máximas vistas nos meses anteriores, a inflação está muito acima da meta de 2% do Fed.

(Reportagem de Akriti Sharma e Shivani Tanna em Bengaluru)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024