China adia divulgação de dados econômicos durante congresso do partido

Publicado em 17/10/2022 09:21

PEQUIM (Reuters) - A China adiou a divulgação de indicadores econômicos programados para serem publicados nesta semana, incluindo números do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre previstos para terça-feira, de acordo com um calendário atualizado no site do departamento de estatísticas.

O adiamento altamente incomum ocorre em meio ao congresso de uma semana do Partido Comunista, evento que ocorre duas vezes a cada década e é um momento especialmente sensível na China.

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, originalmente programados para serem divulgados na terça-feira, eram altamente esperados depois que a segunda maior economia do mundo cresceu apenas 0,4% no segundo trimestre em relação a um ano antes.

Uma pessoa que atendeu o telefone no escritório de imprensa da Agência Nacional de Estatísticas disse que a mudança "se deveu a ajustes nos acordos de trabalho", mas não deu mais detalhes.

A expectativa é de que o PIB tenha expandido 3,4% entre julho e setembro, de acordo com uma pesquisa da Reuters, já que a economia começou a sentir o impacto de uma série de políticas governamentais de apoio econômico adotadas nos últimos meses.

As divulgações de setembro para uma série de outros números, incluindo produção industrial, vendas no varejo e a taxa de desemprego urbano que normalmente saem junto com os dados do PIB, também foram adiadas, de acordo com o site da agência de estatísticas.

Na conclusão do congresso desta semana, o presidente Xi Jinping deve garantir um terceiro mandato sem precedentes na liderança do país.

(Reportagem de Ryan Woo e Ellen Zhang)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024