Índice Nikkei do Japão fecha em baixa mesmo com ganhos em ações de turismo

Publicado em 17/10/2022 08:15

Por Sam Byford

TÓQUIO (Reuters) - As ações japonesas caíram nesta segunda-feira, acompanhando a queda de Wall Street na sessão anterior, conforme os investidores se preparam para mais sinais de recessão global, embora as ações relacionadas ao turismo tenham tido um bom desempenho após a reabertura da fronteira na semana passada.

Já os mercados de China e Hong Kong tiveram alta ao fim de uma sessão volátil, depois que o presidente Xi Jinping falou sobre segurança nacional ao mesmo tempo em que descartou expectativas de qualquer mudança na política de Covid zero no país e nas restrições ao setor imobiliário.

O índice japonês caiu bem abaixo da barreira psicológica de 27.000 pontos na abertura e fechou com queda de 1,16%, a 26.775,79 pontos.

O índice se estabilizou durante a tarde, sustentado pelo avanço dos futuros das ações norte-americanas. O Nikkei teve seu maior ganho percentual desde março na sexta-feira.

As ações de alto crescimento foram as que mais pesaram no índice, com a empresa de serviços médicos online M3 Inc caindo 3,9%, a Fast Retailing Co Ltd em queda de 1,28% e SoftBank Group Corp perdendo 1,79%.

Na semana passada, o Japão restabeleceu as viagens sem visto para dezenas de países, pondo fim a alguns dos controles fronteiriços mais rigorosos do mundo para conter a propagação da Covid-19.

A empresa de transporte marítimo Kawasaki Kisen Kaisha Ltd, que também opera uma agência de viagens, foi a que mais ganhou no Nikkei, com uma alta de 6,61%. As ações da empresa Mitsui O.S.K. Lines Ltd subiram 3,76%.

Na China, o índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou em alta de 0,1%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,42%. O Índice Hang Seng de Hong Kong ganhou 0,15%.

O mercado chinês recuperou perdas anteriores em meio a sinais de que as autoridades chinesas e empresas estatais estão intensificando os esforços para estabilizar os mercados em meio à abertura no domingo do Congresso do Partido Comunista.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,16%, a 26.775 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,15%, a 16.612 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,42%, a 3.084 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,10%, a 3.846 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,32%, a 2.219 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,23%, a 12.966 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,78%, a 3.015 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,40%, a 6.664 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024