Câmara dos Deputados da Itália elege presidente de direita e pró-Putin

Publicado em 14/10/2022 16:51

Por Angelo Amante e Crispian Balmer

ROMA (Reuters) - Um político pró-Rússia e antigay foi eleito presidente da Câmara dos Deputados da Itália nesta sexta-feira, um dia depois de um parlamentar nacionalista, que coleciona recordações fascistas, tornar-se presidente do Senado.

As votações para os dois cargos ocorrerem após as eleições parlamentares do mês passado, que foram vencidas por uma aliança de partidos conservadores: os Irmãos da Itália, de Giorgia Meloni, a Liga, de Matteo Salvini, e o Força Itália, liderado pelo ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

Meloni deve ser nomeada primeira-ministra antes do final do mês, mas a formação do gabinete está se mostrando muito mais difícil do que o esperado, com Berlusconi particularmente furioso pela recusa da futura líder em satisfazer seus pedidos de cargos importantes.

Meloni procurou moderar sua imagem durante a campanha eleitoral, minimizando seu euroceticismo anterior e insistindo que seu partido é o principal grupo conservador do país.

No entanto, a eleição de presidentes para as duas câmaras do Parlamento destacou o núcleo forte e de extrema-direita que permeia sua coalizão.

A escolha do veterano do partido Ignazio La Russa, que em 2018 exibiu suas lembranças do ditador fascista Benito Mussolini, para comandar o Senado era esperada.

A escolha pelo parlamentar da Liga Lorenzo Fontana como presidente da Câmara, porém, foi uma surpresa. Ele é conhecido por suas posições socialmente conservadoras e eurocéticas e elogiou repetidamente o presidente russo, Vladimir Putin, chamando-o em 2018 de "uma luz brilhante até para nós no Ocidente".

Fontana é uma figura bem conhecida e controversa na Itália. Certa vez, ele disse que o casamento gay e a imigração em massa ameaçavam acabar com as tradições do país, e ele é fervorosamente contra o aborto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024