Wall St digere dados de inflação acima do esperado e temores de grande alta de juros

Publicado em 13/10/2022 12:57

Por Shreyashi Sanyal e Ankika Biswas

(Reuters) - Os principais índices de ações dos Estados Unidos devolveram perdas iniciais nesta quinta-feira, com o Dow e o S&P 500 se recuperando dos menores patamares em dois anos conforme investidores digeriam um aumento maior do que o esperado nos preços ao consumidor dos Estados Unidos no mês passado que provocou temores de outro grande aumento de juros pelo Federal Reserve em sua reunião de novembro.

O índice de preços ao consumidor dos EUA subiu 8,2% em setembro sobre um ano antes, em comparação com expectativa de avanço de 8,1%. A leitura foi inferior ao salto anual de 8,3% registrado em agosto.

O núcleo da inflação, que elimina preços voláteis de alimentos e combustíveis, subiu 6,6% no mês passado sobre o mesmo período do ano anterior, contra estimativa de taxa de 6,5%. A leitura ficou muito acima da alta de 6,3% de agosto.

"Tanto o número principal quanto o núcleo ficaram muito acima das expectativas, e isso é decepcionante", disse Mace M. McCain, diretor de investimentos da Frost Investment Advisors.

"Esperávamos ver alguma moderação na inflação e não estamos vendo isso neste momento. Não há nada para dissuadir o Fed de seu caminho."

O relatório de inflação segue dados de quarta-feira que mostraram alta maior do que o esperado dos preços ao produtor dos EUA em setembro, levando operadores de futuros dos juros dos EUA a precificar probabilidade de quase 91% de haver um quarto aumento consecutivo de 0,75 ponto percentual na taxa básica do Fed em sua reunião do próximo mês, com chance de 9% de ajuste ainda maior, de 1 ponto completo.

Às 12:26 (de Brasília), o Dow Jones subia 1,11%, a 29.534,79 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 0,64%, a 10.350,06 pontos. Às 12h20, o índice S&P 500 subia 1,05%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024