Ibovespa recua após inflação nos EUA adicionar receio sobre juro norte-americano

Publicado em 13/10/2022 12:20

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista caía nesta quinta-feira, na volta do feriado, refletindo receios de investidores com os próximos passos do banco central dos Estados Unidos, após dados mais fortes do que o esperado sobre a inflação norte-americana.

Às 12:03, o Ibovespa caía 1,29 %, a 113.345,24 pontos. O volume financeiro somava 9,4 bilhões de reais.

De acordo com o Departamento de Trabalho dos EUA, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) aumentou 0,4% em setembro, acima da projeção de economistas de acréscimo de 0,2%. O índice vinha de alta de 0,1% em agosto.

"O número surpreendeu negativamente o mercado", afirmou o estrategista-chefe da Avenue Securities, William Castro Alves.

Ele acrescentou que os dados reforçam a ideia de que a inflação tem sido bastante "teimosa" e que o Federal Reserve (Fed) deve continuar com sua política monetária "extremamente restritiva" até que ocorram sinais concretos de desaceleração.

Para o estrategistas, cada vez mais o mercado deve discutir a decisão do Fed de dezembro, se não precisará subir o juro em 0,75 ponto percentual, uma vez que já é praticamente consenso a expectativa de mais uma alta nessa magnitude no próximo mês.

Em Wall Street, o S&P 500 recuava 0,8%.

DESTAQUES

- AMERICANAS ON perdia 6,32%, a 19,26 reais, na terceira sessão de baixa, com ações de varejistas entre as maiores quedas do Ibovespa. VIA ON caía 3,44% e MAGAZINE LUIZA ON mostrava declínio de 4,84%.

- AZUL PN cedia 4,52%, a 16,06 reais, e GOL PN recuava 3,75%, a 9,75 reais, tendo de pano de fundo a alta do dólar ante o real, além de preocupações com a desaceleração da economia global. A Gol informou que prevê forte aumento de suas receitas para o trimestre encerrado em setembro, mas terá nova rodada de prejuízos no período. Ainda no setor aéreo, EMBRAER ON perdia 5,42%.

- VALE ON caía 2,54%, a 71,62 reais, em dia de queda dos contratos futuros de minério de ferro na Ásia, com o benchmark na bolsa de Dalian, na China, atingindo uma mínima de três semanas, à medida que enfraquecem as esperanças de a China relaxar sua rigorosa política de Covid zero.

- BRASKEM PNA subia 9,32%, a 36,71 reais, ampliando a alta desde a terça-feira, quando disparou mais de 20% com notícia de que a gestora norte-americana Apollo elevou a proposta de aquisição da companhia. Controladores da petroquímica, a Novonor disse que não houve qualquer evolução material sobre a venda de sua fatia na Braskem e a Petrobras afirmou que não tem nenhuma informação que não tenha sido divulgada ao mercado.

- ITAÚ UNIBANCO PN recuava 0,94%, a 28,54 reais, e BRADESCO PN cedia 1,04%, a 19,9 reais, afetados pelo viés vendedor no mercado como um todo.

- PETROBRAS PN era negociada em alta de 0,42%, a 33,14 reais, com o petróleo Brent subindo 0,51%, a 92,92dólares o barril.

- EZTEC ON avançava 3,05%, a 22,3 reais, após prévia operacional na terça-feira, que mostrou vendas de brutas de 481 milhões de reais no terceiro trimestre, 72% acima do registrado um ano antes. CYRELA ON, que divulgou seus números nesta quinta-feira, com aumento de 67,4% nas vendas, caía 1,12%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024