Possibilidade de reviravolta em planos fiscais britânicos anima mercados

Publicado em 13/10/2022 10:02

Por William Schomberg e Muvija M

LONDRES (Reuters) - A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, está repensando planos de corte de impostos que levaram a uma turbulência nos mercados, com uma possível reviravolta na tributação empresarial, informou a mídia britânica nesta quinta-feira, embora o gabinete dela tenha dito que não haverá mudanças.

O pacote econômico de Truss, anunciado no mês passado, causou uma liquidação no mercado de títulos do governo britânico, com alguns investidores e parlamentares do Partido Conservador pedindo que ela revertesse um plano de 43 bilhões de libras (48 bilhões de dólares) em cortes de impostos que não seriam compensados, incluindo a intenção de manter o imposto sobre as empresas em apenas 19%.

A Sky News citou fontes dizendo que estão em andamento discussões sobre a possibilidade de descartar algumas partes do plano, e o jornal Sun disse que Truss agora está considerando aumentar o imposto sobre as empresas. Não ficou claro se alguma decisão foi tomada.

A libra --que caiu acentuadamente desde que Truss emergiu como a favorita para se tornar primeira-ministra, em agosto-- saltava em relação ao dólar, e os preços dos títulos do governo britânico recuperavam algumas das perdas sofridas desde o anúncio do "miniorçamento", no dia 23 de setembro.

As ações dos EUA ficavam a caminho de abrir em alta na esteira das notícias. [.NPT]

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024