Reuters: Presidenciáveis vão ao Nordeste, Genial/Quaest e AtlasIntel divulgam pesquisas

Publicado em 13/10/2022 10:00

Por Eduardo Simões

(Reuters) - Os postulantes ao Palácio do Planalto no segundo turno da eleição presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), farão campanha na Região Nordeste nesta quinta-feira, com o petista percorrendo dois Estados e o candidato à reeleição se concentrando em um.

O dia também será marcado por mais duas pesquisas sobre a rodada decisiva de votação para a Presidência, com os levantamentos Genial/Quaest e da AtlasIntel aguardados.

Veja abaixo destaques do cenário eleitoral.

SERGIPE E ALAGOAS

Lula começará o dia em Aracaju, onde falará com a imprensa e fará uma caminhada. Mais tarde, o petista fará campanha em Alagoas, Estado nordestino em que teve a menor vantagem sobre Bolsonaro, ficando com 56,50% dos votos válidos contra 36,05% do rival. Nos demais oito Estado da região, Lula venceu com pelo menos 60% dos votos válidos.

Lula deverá estar ao lado do governador afastado de Alagoas e candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB), apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e que enfrentará no segundo turno Rodrigo Cunha (União Brasil), apoiado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um aliado de Bolsonaro.

Dantas foi afastado do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça no âmbito de uma operação da Polícia Federal que investiga a prática sistemática de desvio de recursos públicos que ocorre desde o ano de 2019, conforme comunicado divulgado pela Procuradoria-Geral da República.

Lula afirmou que a operação da PF contra Dantas "cheira a suspeição" e Renan disse que a Polícia Federal está sendo usada politicamente e que Dantas é alvo de perseguição.

PERNAMBUCO

Bolsonaro, por sua vez, fará campanha na capital pernambucana, Recife, pela manhã e terá encontro com influenciadores digitais à noite.

Na véspera, o candidato à reeleição fez uma ofensiva pelo voto religioso, inaugurando pela manhã um templo evangélico em Belo Horizonte e, à tarde, comparecendo a uma missa no santuário de Nossa Senhora Aparecida, no dia do feriado dedicado à padroeira do Brasil.

Apoiadores do presidente causaram confusão no santuário, chegando a vaiar o sermão de um padre e a hostilizar equipes de emissoras de TV enquanto consumiam bebida alcoólica no local. Em entrevista antes da visita do presidente, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, disse que Bolsonaro seria bem recebido por ser o presidente, ao mesmo tempo que afirmou que "ou se é evangélico, ou se é católico".

PESQUISAS

Novos levantamentos Genial/Quaest e da AtlasIntel são esperados para esta quinta, depois de pesquisa do PoderData apontar estabilidade no segundo turno da corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, Lula tem 48% das intenções de voto contra 44% de Bolsonaro, com ambos mantendo os mesmos patamares da sondagem divulgada na semana anterior.

Os institutos de pesquisas têm sido alvo de críticas e de pressão por parte de políticos depois de terem, nas pesquisas divulgadas na véspera do primeiro turno, subestimado a votação que Bolsonaro teve nas urnas.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, afirmou em sua conta no Twitter que a nova rodada do instituto trará resultados ponderados por um modelo de "eleitor provável", que busca minimizar o efeito das abstenções nas urnas no dia da votação.

PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS

Genial/Quaest - 13 de outubro, quinta-feira

AtlasIntel - 13 de outubro, quinta-feira

Datafolha - 14 de outubro, sexta-feira

XP/Ipespe - 14 de outubro, sexta-feira

CNT/MDA - 17 de outubro, segunda-feira

Ipec - 17 de outubro, segunda-feira

Ipespe - 18 de outubro, terça-feira

ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS

PODERDATA

Divulgada em 12 de outubro

Margem de erro: 1,5 ponto percentual

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

IPESPE

Divulgada em 11 de outubro

Margem de erro: 3 pontos percentuais

Lula (PT): 50%

Bolsonaro (PL): 43%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 2%

IPEC

Divulgada em 10 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 42%

Brancos e nulos: 5%

Indecisos: 2%

DATAFOLHA

Divulgada em 7 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 49%

Bolsonaro (PL): 44%

Brancos e nulos: 6%

Indecisos: 2%

GENIAL/QUAEST

Divulgada em 6 de outubro

Margem de erro: 2 pontos percentuais

Lula (PT): 48%

Bolsonaro (PL): 41%

Brancos e nulos: 4%

Indecisos: 7%

(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024