Reuters: Pedro Malan, Edmar Bacha, Arminio Fraga e Persio Arida anunciam voto em Lula no 2º turno

Publicado em 06/10/2022 10:37

BRASÍLIA (Reuters) - Historicamente ligados ao PSDB e respeitados pelo mercado, os economistas Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida divulgaram nota nesta quinta-feira declarando voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições.

“Votaremos em Lula no 2o turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia”, diz a nota, que não traz detalhes sobre os motivos que levaram à decisão.

Bacha, Malan e Persio foram responsáveis pela formulação e implementação do Plano Real. Armínio foi presidente do Banco Central entre 1999 e 2003, no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso.

Persio e Armínio afirmaram à Reuters que a principal razão que levou ao anúncio foi a defesa da democracia, que consideram estar em risco caso Jair Bolsonaro (PL) vença. Para os economistas, a decisão também reflete uma visão sobre o futuro da economia.

“Vou votar no Lula no segundo turno, e faço isso com a esperança que ele traga o Lula que nós víamos no primeiro mandato dele, quando me parecia que o Brasil estava pronto para se desenvolver de uma maneira plena, justa, equilibrada e sustentável. Esse é o meu voto e tenho esperança de que isso vá acontecer”, disse Armínio.

Armínio e Persio já haviam anunciado apoio a Lula nesta semana, e agora assinam a declaração em conjunto ao lado de Bacha e Malan.

Bacha também foi presidente do BNDES e do IBGE. Malan foi ministro da Fazenda na gestão de FHC e presidente do Banco Central durante a presidência de Itamar Franco. Persio, por sua vez, presidiu o BC em 1995 e também foi chefe do BNDES.

Candidato a vice-presidente na chapa de Lula, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) foi um dor responsáveis por fazer acenos da campanha ao centro, aglutinando apoio de economistas ortodoxos. Entre as declarações de votos recebidas nas últimas semanas, também está a do ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA
undefined