Ibovespa salta mais de 2% com impulso de Vale e eleições em foco

Publicado em 30/09/2022 17:13 e atualizado em 30/09/2022 18:04

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa disparou mais de 2% nesta sexta-feira, último pregão antes do primeiro turno das eleições, impulsionado por uma alta forte de Vale e em meio à expectativa de investidores pelo pleito de domingo. Em Wall Street, a sessão fechou no vermelho.

O Ibovespa subiu 2,22%, a 110.036,79 pontos. Na máxima da sessão, alcançou 110.502,20 pontos, enquanto na mínima caiu a 107.315,15 pontos. O volume financeiro foi de 32,9 bilhões de reais.

O índice fechou a semana com queda de 1,5%, setembro com avanço de 0,5% e o trimestre em alta de 11,7%.

O Ibovespa acelerou ganhos à tarde, junto com o real ante o dólar, após a revista Veja publicar nota afirmando que importantes membros da campanha de Lula dão como certa a nomeação de Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, como ministro da Fazenda em caso de êxito petista no pleito.

No entanto, fontes próximas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negaram à Reuters que Meirelles tenha sido definido como nome para comandar o Ministério da Fazenda no caso da vitória do petista das eleições deste mês.

Em entrevista nesta tarde à TC Rádio, do Traders Club, Meirelles negou ter recebido convite direto para participar do governo Lula.

O real reduziu os ganhos no final do pregão e fechou praticamente estável, enquanto o Ibovespa manteve-se acima dos 110 mil pontos. Lula lidera as intenções de voto para presidência nas principais pesquisas, que apontam, inclusive, possibilidade de ganhar o pleito já no domingo.

Analistas do JPMorgan, entretanto, veem disputa mais acirrada e baixa probabilidade de qualquer um dos candidatos vencer a eleição já no primeiro turno. "Achamos que a vitória de qualquer candidato no primeiro turno ainda é improvável e, se isso acontecer, não está precificado mercados", disseram

Nos Estados Unidos, o S&P 500 caiu 1,5%, após subir mais cedo, ainda pressionado pelos temores de recessão econômica diante das altas de juros no país e em outras regiões do globo.

 

DESTAQUES

- VALE ON, a ação de maior peso do Ibovespa, saltou 5,3%, a 72,04 reais, após o conselho de administração da mineradora aprovar a reorganização das operações de metais básicos no Brasil. De pano de fundo, minério de ferro teve leve alta em Dalian e em Cingapura. Siderúrgicas também dispararam, com USIMINAS PNA avançando 7,4% e CSN ON ganhando 5,7%.

- MAGAZINE LUIZA ON decolou 10,6%, a 4,48 reais, após acelerar ganhos à tarde junto com outras varejistas. VIA ON subiu 8,5% e AMERICANAS ON aumentou 7%.

- CARREFOUR BRASIL ON diminuiu 2,8%, a 19,33 reais, enquanto ASSAÍ ON recuou 2,2% e GPA ON reduziu 0,9%.

- SABESP ON disparou 6,9%, a 49,6 reais, acumulando a terceira alta seguida. Os investidores estão atentos ao pleito estadual em São Paulo, à medida que os candidatos têm planos distintos para estatal paulista. Fernando Haddad (PT) segue na frente, segundo Datafolha divulgado na véspera, com 41% das intenções de votos válidos, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos), que diminuiu a diferença ao primeiro colocado, aparece com 31%.

- EMBRAER ON teve queda de 2,5%, a 11,65 reais, após dizer que avalia republicar seus resultados do segundo trimestre depois que a controlada Eve detectou necessidade de ajustar contabilização de bônus de subscrição. O Itaú BBA disse que a notícia é negativa, já que pode transferir a atenção dos investidores para os controles internos da Embraer.

- PETROBRAS PN avançou 1,7%, a 29,80 reais, ajudada por humor favorável interno, mesmo com a queda de 0,6% do petróleo Brent.

- ENEVA ON perdeu 2,1%, a 14,15 reais, após vencer leilão de energia de reserva nesta sexta-feira, sendo responsável por duas das três usinas termelétricas viabilizadas em um certame esvaziado, com baixa contratação.

- BRADESCO PN subiu 0,3%, a 19,84 reais, e ITAÚ UNIBANCO PN ganhou 0,5%, a 28,06 reais, em sessão que terminou positiva para os grandes bancos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro