Aras posta vídeo que defende urnas eletrônicas e exalta eleições limpas

Publicado em 30/09/2022 17:06

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - A dois dias do primeiro turno, o procurador-geral da República, Augusto Aras, divulgou um vídeo em que defende as urnas eletrônicas e exalta as eleições limpas.

"Nós precisamos preservar a legitimidade do processo eleitoral. As urnas eletrônicas brasileiras inegavelmente puseram fim a um conjunto de fraudes que existiam antes da existência delas. Nós acreditamos no sistema eleitoral vigente, acreditamos que teremos eleições limpas", disse Aras, em um trecho.

O procurador-geral --que também é chefe do Ministério Público Eleitoral-- afirmou que espera um ambiente de paz e harmonia no domingo, dia do primeiro turno das eleições gerais.

O vídeo divulgado por Aras, de quatro minutos, é uma compilação de duas entrevistas que o procurador-geral deu em julho e agosto a veículos estrangeiros --dos quais a Reuters participou-- e de uma fala que fez na quinta-feira, dia 29 de setembro, no plenário do Supremo.

O chefe do MP foi indicado para o cargo duas vezes, em 2019 e 2021, pelo presidente e agora candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem feito contestações sem apresentar evidências sobre a confiança das urnas eletrônicas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro