EUA impõem sanções à Rússia por anexação de territórios ucranianos

Publicado em 30/09/2022 12:45 e atualizado em 30/09/2022 13:36

Por Daphne Psaledakis e Steve Holland

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos impuseram nesta sexta-feira sanções abrangentes à Rússia por sua anexação declarada de territórios da Ucrânia, visando centenas de pessoas e empresas, incluindo aquelas do complexo militar industrial da Rússia e membros do legislativo.

Os Estados Unidos agiram depois que o presidente russo, Vladimir Putin, proclamou nesta sexta-feira a maior anexação na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, declarando o domínio russo sobre 15% da Ucrânia.

"Não vamos ficar parados enquanto Putin tenta de forma fraudulenta anexar partes da Ucrânia", disse a secretária do Tesouro, Janet Yellen, em comunicado.

"Os Estados Unidos rejeitam inequivocamente a tentativa fraudulenta da Rússia de mudar as fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia, inclusive realizando falsos referendos", afirmou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em comunicado.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse que impôs sanções a 14 pessoas no complexo militar industrial da Rússia, duas autoridades do banco central do país, familiares de autoridades graduadas e 278 membros da legislatura da Rússia "por permitir referendos falsos da Rússia e tentativa de anexar território soberano da Ucrânia".

O Tesouro também emitiu orientações alertando sobre um risco aumentado de sanções para aqueles que estão fora da Rússia, caso forneçam apoio político ou econômico a Moscou.

O Departamento de Estado dos EUA, em um comunicado separado, disse que impôs restrições de visto a mais de 900 pessoas, incluindo membros das Forças Armadas russas e bielorrussas e "representantes da Rússia por violarem a soberania, integridade territorial e independência política da Ucrânia", impedindo-os de viajar para o Estados Unidos.

A Rússia declarou as anexações depois de realizar o que chamou de referendos em áreas ocupadas da Ucrânia. Governos ocidentais e Kiev disseram que as votações violaram a lei internacional e foram coercitivas e não representativas.

(Reportagem de Daphne Psaledakis, Steve Holland, Karen Freifeld, Doina Chiacu e Heather Timmons)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro