Leilão contrata térmicas da Eneva e GPE no Norte; dá vazio para Nordeste

Publicado em 30/09/2022 11:21

SÃO PAULO (Reuters) - O leilão de energia de reserva realizado nesta sexta-feira terminou com a contratação de termelétricas apenas na região Norte, duas da Eneva, e uma da GPE, sem deságio, mas que devem exigir 4,14 bilhões de reais em investimentos.

Não houve negociação para empreendimentos nos Estados do Piauí e do Maranhão, segundo dados da plataforma online da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que realizou o certame.

Mesmo para a região Norte, a contratação de potência ficou abaixo do esperado, com apenas 753,8 megawatts (MW) dos 1.000 MW inicialmente demandados pelo governo.

Os projetos da Eneva demandarão investimentos de 3,36 bilhões de reais, enquanto o da GPE, 783 milhões de reais, segundo a CCEE.

Além da venda de potência, foram contratados 669,5 MW médios de energia, que viabilizan uma garantia física de 710,9 MW médios. O preço médio foi de 444,00 reais por megawatt-hora (MWh), sem desconto frente ao preço-teto estabelecido no edital.

A licitação online, que acabou em 16 minutos, foi a primeira destinada a cumprir com a obrigação de contratação de um total de 8 GW em termelétricas previstas na lei nº 14.182, que permitiu a privatização da Eletrobras.

O certame tinha como objetivo contratar 2 GW de termelétricas movidas a gás natural, sendo 1 GW no Norte, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2026, e 1 GW no Maranhão e Piauí, para início de suprimento em 31 de dezembro de 2027.

Os contratos negociados nesta sexta-feira terão prazo de 15 anos. As usinas terão inflexibilidade anual (valor de geração mínima obrigatória) de 70%.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China
Yellen diz que EUA está a caminho de pouso suave e juros cairão para nível neutro