Governo cancela leilões para contratar energia para sistemas isolados e potência em 2022

Publicado em 14/09/2022 09:42

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia publicou nesta quarta-feira portaria cancelando três leilões de energia elétrica que estavam inicialmente previstos no crograma da pasta para 2022.

Não serão realizados os certames para contratar suprimento para os Sistemas Isolados --localidades não conectadas à rede elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN)--, reserva de capacidade na forma de potência, e energia nova para entrega a partir de 2028 (A-6).

No caso dos Sistemas Isolados, o Ministério justificou que os déficits de suprimento de energia levantados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) não foram suficientes indicar necessidade de contratação de novas soluções de suprimento este ano.

A pasta disse que, nesses sistemas, irá priorizar ações que promovam, a priori, a redução de perdas de energia, visando compensar dessa forma os pequenos déficits de energia previstos.

Já em relação ao leilão de potência, a pasta informou que segue elaborando, em conjunto com a EPE e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), estudos para viabilizar um certame pautado pela "neutralidade tecnológica" --isto é, que permita a concorrência de diferentes fontes de geração ou de soluções de armazenamento.

O leilão para contratar potência é uma modalidade nova, sendo que o primeiro certame realizado no país, no ano passado, foi aberto apenas à participação de empreendimentos termelétricos.

O leilão de energia A-6, cujo cancelamento já havia sido anunciado no mês passado, não será realizado devido à ausência de demanda por parte das distribuidoras de energia.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta antes de balanços de tecnologia e decisão do Fed
Ibovespa recua na abertura com fraqueza de commodities
Dólar oscila pouco enquanto investidores aguardam decisões de juros em Brasil, EUA e Japão
Preços ao produtor aceleram alta a 1,28% em junho com depreciação cambial, diz IBGE
Líderes chineses se comprometem a direcionar estímulo econômico para consumidores
Dólar abre estável com cautela antes de decisões de juros em Brasil, EUA e Japão