Yellen, do Tesouro dos EUA, diz que preços de petróleo podem subir no inverno

Publicado em 12/09/2022 08:22

Por Katharine Jackson

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse neste domingo que os norte-americanos podem observar um aumento nos preços do gás no inverno, quando a União Europeia reduzir significativamente a compra de petróleo russo, acrescentando que uma proposta de teto ocidental para as exportações de petróleo da Rússia está sendo trabalhada para manter os preços sob controle.

"É um risco, e é um risco que estamos trabalhando no teto de preço para tentar resolver", disse Yellen à CNN norte-americana.

A possível alta no preço pode ocorrer porque a UE "deixará em grande parte de comprar petróleo russo" e vai impor a proibição de serviços que permitem à Rússia enviar petróleo por navio-tanque, disse ela.

O plano de teto de preços acordado pelas nações ricas do G7 define que os países participantes neguem seguros, finanças, corretagem, navegação e outros serviços para cargas de petróleo com preços acima de um limite ainda a ser estabelecido para o petróleo e outros produtos derivados.

Yellen disse que o teto de preço visa reduzir a receita que a Rússia pode usar para travar uma guerra na Ucrânia, enquanto mantém os suprimentos de petróleo russo a fim de manter os preços globais baixos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta antes de balanços de tecnologia e decisão do Fed
Ibovespa recua na abertura com fraqueza de commodities
Dólar oscila pouco enquanto investidores aguardam decisões de juros em Brasil, EUA e Japão
Preços ao produtor aceleram alta a 1,28% em junho com depreciação cambial, diz IBGE
Líderes chineses se comprometem a direcionar estímulo econômico para consumidores
Dólar abre estável com cautela antes de decisões de juros em Brasil, EUA e Japão