Ucrânia diz que 280.000 toneladas de alimentos serão exportados em breve para o Programa Mundial de Alimentos

Publicado em 09/09/2022 09:31

Cerca de 280 mil toneladas de produtos agrícolas serão exportadas em um futuro próximo dos portos ucranianos para o Programa Mundial de Alimentos (PAM) sob um acordo mediado pela ONU, disse o Ministério da Infraestrutura ucraniano na noite de quarta-feira.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quarta-feira que a Rússia e o mundo em desenvolvimento foram "enganados" pelo acordo e que ele queria revisar o acordo, já que as exportações ucranianas não estavam indo para os países mais pobres do mundo como originalmente planejado.

A Ucrânia, no entanto, diz que cerca de 2,37 milhões de toneladas de alimentos já deixaram seus portos do Mar Negro, incluindo 1,04 milhão de toneladas para países asiáticos e 470.000 toneladas para países africanos.

“Graças a parceiros das Nações Unidas, outras 190 mil toneladas de grãos já foram compradas para posterior exportação para os estados do continente africano”, disse o ministério em comunicado. Não deu detalhes sobre as outras 90.000 toneladas de alimentos a serem exportados.

As primeiras exportações desta parcela serão no graneleiro KARIA ANGEL, um navio fretado pelo PMA que está passando por inspeção em Istambul, disse.

“Após a verificação, será colocado para carregar 30.000 toneladas de trigo no porto de Chornomorsk”, disse o ministério.

Um assessor presidencial ucraniano disse na quarta-feira que a Rússia não tem motivos para revisar o acordo histórico que permite à Ucrânia exportar grãos de portos do Mar Negro e que os termos do acordo de guerra estão sendo estritamente observados.

As Nações Unidas, auxiliadas pela Turquia, intermediaram um acordo histórico em 22 de julho entre a Rússia e a Ucrânia que reiniciou as exportações de grãos e fertilizantes do Mar Negro de Kyiv. 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em alta antes de balanços de tecnologia e decisão do Fed
Ibovespa recua na abertura com fraqueza de commodities
Dólar oscila pouco enquanto investidores aguardam decisões de juros em Brasil, EUA e Japão
Preços ao produtor aceleram alta a 1,28% em junho com depreciação cambial, diz IBGE
Líderes chineses se comprometem a direcionar estímulo econômico para consumidores
Dólar abre estável com cautela antes de decisões de juros em Brasil, EUA e Japão