Preços ao produtor na zona do euro aceleram alta em julho

Publicado em 02/09/2022 08:11

A alta dos preços ao produtor industrial da zona do euro acelerou em julho, indicando um aumento contínuo das pressões de preços que provavelmente continuarão a elevar a inflação ao consumidor nos próximos meses, mostraram os dados da Eurostat nesta sexta-feira.

O aumento dos preços ao produtor nos 19 países que compartilham o euro acelerou para 37,9% em julho na comparação anual, contra 36% no mês anterior, superando as expectativas de um aumento de 35,8% com a alta contínua dos custos de energia.

Na comparação mensal, os preços subiram 4,0%, após um aumento de 1,3% em junho.

Historicamente, o crescimento dos preços no produtor só se correlacionou vagamente com a inflação ao consumidor, mas a relação entre os dois ficou mais estreita durante a recente alta dos preços, e os números desta sexta-feira provavelmente indicam mais dor para as famílias do bloco.

A inflação do consumidor na zona do euro acelerou para 9,1% em agosto, disse a Eurostat anteriormente, e um pico é esperado em torno de 10% perto da virada do ano.

A alta dos preços ao produtor foi impulsionada por um salto de 97% nos custos do setor energético, mas os preços na indústria excluindo a energia ainda subiram 15,1%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE
Brasil abre 201.705 vagas formais de trabalho em junho, acima do esperado
Índice europeu STOXX 600 avança com balanços e antes de decisão do Fed
Vagas de emprego em aberto nos EUA têm leve queda em junho
Wall St abre em alta antes de balanços de tecnologia e decisão do Fed
Ibovespa recua na abertura com fraqueza de commodities