Governo cancela expediente na Esplanada dos Ministérios na véspera do 7 de Setembro

Publicado em 01/09/2022 11:16

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal decidiu cancelar o expediente nos órgãos públicos federais localizados na Esplanada dos Ministérios na próxima terça-feira, véspera do feriado de 7 de Setembro, quando está previsto um desfile cívico-militar em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

Segundo a portaria assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a determinação de não ter expediente decorre de medidas de segurança da área, citando um decreto presidencial sobre as iniciativas para a proteção do presidente da República em eventos.

"Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos, inclusive os relacionados à realização do evento 'Desfile Cívico-Militar por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil'", citou a norma.

A previsão é que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), acompanhe o desfile em Brasília pela manhã, mas não faça discurso. A expectativa é que ele se pronuncie à tarde, quando deverá participar de ato na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A cerca de um mês do primeiro turno das eleições e em desvantagem nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro tem convocado apoiadores a participar dos atos no Dia da Independência e feito um discurso de defesa da liberdade com críticas ao ex-presidente e principal adversário no pleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e à cúpula do Poder Judiciário.

Em Brasília, o Supremo Tribunal Federal (STF) --cujo prédio fica na Praça dos Três Poderes, próximo da Esplanada-- também não terá expediente na terça-feira, véspera do feriado. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve sua sessão ordinária de julgamentos que ocorre sempre às terças-feiras a partir das 19h.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China