Ministro determina que PF abra inquérito sobre site www.bolsonaro.com.br por críticas ao presidente

Publicado em 31/08/2022 17:01

BRASÍLIA (Reuters) -O ministro da Justiça, Anderson Torres, determinou nesta quarta-feira à Polícia Federal que abra inquérito para apurar suposto ataque contra a honra do presidente Jair Bolsonaro pelo site https://www.bolsonaro.com.br, que postou uma série de informações e comentários críticos ao candidato à reeleição, afirmando que ele teria planos para subverter o poder.

"Diante de tamanho ataque direto e grosseiro ao presidente Jair Bolsonaro, por meio de um site, requisitei ao Diretor-Geral da PF a instauração imediata de inquérito policial, para a devida apuração dos fatos", disse Torres no Twitter, ao postar trecho de um ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Márcio Nunes, com a determinação.

Segundo a campanha de Bolsonaro, o site que pertencia à equipe do presidente foi alvo de um ataque hacker e já estão sendo tomadas providências para reavê-lo, disse uma fonte à Reuters, ao avaliar que seria um crime a compra de um domínio para atacar o presidente.

Uma pesquisa realizada pela Reuters na manhã desta quarta-feira no site Registro.BR, em que consta a relação de todos os domínios da internet, aponta que o endereço eletrônico www.bolsonaro.com.br, com as publicações contrárias ao presidente, está no nome de Gabriel Baggio Thomaz desde o início do ano, com validade até janeiro de 2023.

A busca feita pela reportagem apontou ainda que o conteúdo do site foi alterado este mês.

"Bolsonaro nunca escondeu que é autoritário. Em suas três décadas como político, ele sempre apoiou a violência, a estupidez, e a quebra da ordem democrática", descreve a página, em sua introdução, com uma foto com o presidente com um bigode semelhante ao de Adolf Hitler e fazendo uma saudação nazista.

O descuido do entorno de Bolsonaro --curiosamente tão atuante no meio virtual-- é alvo de vários comentários dos usuários na internet e nas redes sociais.

Não foi possível contatar Gabriel Baggio.

(Reportagem de Ricardo BritoEdição de Alexandre Caverni e Pedro Fonseca)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil