Taiwan destaca parceria em semicondutores em reunião com governador de Estado dos EUA

Publicado em 22/08/2022 08:49

Por Sarah Wu e Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) - Taiwan quer garantir que seus parceiros tenham suprimentos confiáveis ​​de semicondutores, ou "chips de democracia", afirmou a presidente Tsai Ing-wen ao governador do Estado norte-americano de Indiana nesta segunda-feira, dizendo que as ameaças da China significam que outras democracias têm de cooperar.

O governador Eric Holcomb, um republicano, está fazendo a terceira viagem a Taiwan este mês de uma delegação dos Estados Unidos depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou brevemente a ilha, enfurecendo a China, que vê Taiwan como seu próprio território.

Uma semana após a visita de Pelosi, cinco parlamentares dos EUA, liderados pelo senador Ed Markey, visitaram Taiwan.

A China realizou extensos exercícios militares perto de Taiwan após a visita de Pelosi. Taiwan rejeita as reivindicações de soberania de Pequim, dizendo que apenas o povo da ilha pode decidir seu futuro.

"Taiwan foi confrontada por ameaças militares da China, dentro e ao redor do Estreito de Taiwan", disse Tsai a Holcomb durante uma reunião em seu gabinete em Taipé.

"Neste momento, aliados democráticos precisam se unir e impulsionar a cooperação em todas as áreas", acrescentou ela, em comentários transmitidos ao vivo em suas páginas de mídia social.

A China ainda não comentou a visita de Holcomb.

Holcomb deve se encontrar com representantes das empresas de semicondutores de Taiwan em sua visita em meio a uma expansão das ligações entre seu Estado e a ilha, que abriga a maior fabricante de chips de contato do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd (TSMC).

"A segurança econômica é um pilar importante da segurança nacional e regional", disse Tsai. "Taiwan está disposta e é capaz de fortalecer a cooperação com parceiros democráticos na construção de cadeias de suprimentos sustentáveis ​​para chips de democracia."

Holcomb falou dos esforços que seu Estado está fazendo para apoiar a indústria de tecnologia, apontando para um anúncio em junho da MediaTek Inc de Taiwan, a quarta maior designer de chips do mundo em receita, de um novo centro de design em Indiana em parceria com a Purdue University.

"Estamos ansiosos para trabalhar com eles na concepção do futuro", disse ele.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024