Minério de ferro cai em Dalian com preocupações de demanda e estoques em alta na China

Publicado em 18/08/2022 08:31

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - O minério de ferro caiu na bolsa de Dalian para uma mínima de três semanas nesta quinta-feira, enquanto os preços do ingrediente siderúrgico ficaram voláteis em Cingapura, pressionados por preocupações com a fraca demanda de aço e o aumento da oferta na China.

Uma onda de calor recorde que atingiu várias regiões da China, maior produtora mundial de aço, causou escassez de energia, forçando as autoridades a racionar eletricidade, priorizando o consumo residencial em relação ao industrial.

Algumas siderúrgicas receberam ordens para interromper ou reduzir as operações e a demanda por aço também foi reduzida no curto prazo, disseram analistas.

O contrato de minério de ferro mais negociado para janeiro de 2023 na Dalian Commodity Exchange caiu 4,3%, para 676,50 iuanes (99,60 dólares) a tonelada, o menor nível desde 27 de julho.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de setembro subiu 1,4%, para 103,05 dólares a tonelada, depois de cair 0,4% no início da sessão.

"Questões sobre a produção de aço, estoques crescentes e números econômicos ainda fracos estão tornando difícil justificar os fortes preços do minério de ferro", escreveu o colunista da Reuters Clyde Russell.

"No curto prazo, a demanda foi suprimida devido a altas temperaturas e cortes de energia em todo o país", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024