EUA e Taiwan iniciarão negociações comerciais formais sob nova iniciativa

Publicado em 18/08/2022 08:30

TAIPÉ (Reuters) - Estados Unidos e Taiwan concordaram em iniciar negociações comerciais sob uma nova iniciativa para chegar a acordos com "resultados economicamente significativos", e uma autoridade de Taiwan disse que a "coerção econômica" da China também será discutida.

Washington e Taipé divulgaram a Iniciativa EUA-Taiwan sobre o Comércio do Século 21 em junho, poucos dias depois que o governo Biden excluiu a ilha reivindicada pelos chineses de seu plano econômico focado na Ásia, projetado para combater a crescente influência da China.

O escritório do representante comercial dos EUA disse que os dois lados "chegaram a um consenso sobre o mandato de negociação" e espera-se que a primeira rodada de discussões ocorra a partir do fim de setembro.

“Planejamos seguir um cronograma ambicioso para alcançar compromissos de alto padrão e resultados significativos abrangendo as onze áreas comerciais no mandato de negociação que ajudará a construir uma economia do século 21 mais justa, próspera e resiliente”, disse a vice-representante comercial dos Estados Unidos, Sarah Bianchi, em um comunicado.

O principal negociador comercial de Taiwan, John Deng, afirmou a repórteres em Taipé que espera que as negociações comecem no próximo mês e que isso possa um dia levar a um acordo de livre comércio que a ilha busca há muito tempo com os EUA.

(Por Ben Blanchard; Reportagem adicional de Eduardo Baptista em Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024