Governo aprova plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas

Publicado em 10/08/2022 12:27

SÃO PAULO (Reuters) - O governo aprovou nesta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para um plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas.

A elaboração do plano cumpre uma determinação da lei que permitiu a privatização da Eletrobras e foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O plano está estruturado em ações de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.

"Ao final, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras", disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.

As ações seguirão uma avaliação multisetorial que privilegie tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água, acrescentou a pasta.

O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz
Ações europeias encerram semana em alta com impulso de setores financeiro e de saúde
Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado
Ibovespa recua pressionado por Vale; Brava dispara cerca de 7%
Dólar sobe e supera os R$6,20 após dados econômicos no Brasil
Brasil abre 106.625 vagas formais de trabalho em novembro, abaixo do esperado
undefined