Governo aprova plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas

Publicado em 10/08/2022 12:27

SÃO PAULO (Reuters) - O governo aprovou nesta quarta-feira a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para um plano de recuperação dos reservatórios de usinas hidrelétricas.

A elaboração do plano cumpre uma determinação da lei que permitiu a privatização da Eletrobras e foi coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O plano está estruturado em ações de curto a longo prazo, e em quatro grandes frentes de atuação: aspectos físicos dos reservatórios, dinâmica de operação dos reservatórios, planejamento da operação e da expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN) e modelagem matemática.

"Ao final, há a expectativa de que as iniciativas contribuam, ao longo de dez anos, com a recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras", disse o Ministério de Minas e Energia, em nota.

As ações seguirão uma avaliação multisetorial que privilegie tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água, acrescentou a pasta.

O plano envolverá metas e indicadores globais de monitoramento, que ainda serão estabelecidos e colocados em consulta pública.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024