Desemprego cairá a 8% antes do final do ano, diz Guedes

Publicado em 10/08/2022 08:01

BRASÍLIA (Reuters) -O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que a taxa de desemprego do país vai cair a 8% antes do final do ano e que a alta do PIB vai superar as projeções de analistas.

Ao abrir congresso da Abrasel (associação de bares e restaurantes) em Brasília, ele reiterou avaliação de que o país está no início de um longo ciclo de crescimento, em contaste com as economias avançadas, que já falam em recessão, e com países vizinhos como Argentina, Equador e Bolívia, que estão "desmanchando".

"Nós só temos que ter juízo, só temos que votar direitinho, fazer a coisa certa e seguir o caminho da prosperidade, está tudo arrumado", disse Guedes.

A taxa de desemprego do país ficou em 9,3% nos três meses até junho, menor patamar para o período desde 2015.

"Antes de o ano acabar nós estamos descendo para 8%...vamos terminar o ano com a menor taxa de desemprego que nós já vimos nesses últimos 10,15 anos", afirmou Guedes.

Falando aos empresários, o ministro disse, sem dar detalhes, que o país deve avançar no programa de transação tributária, que concedeu descontos para que empresas regularizem suas dívidas, garantindo que os setores de eventos, comércio e serviços tenham acesso às mesmas possibilidades que foram concedidas a outros setores.

(Por Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024