Ibovespa hesita após superar 109 mil pontos

Publicado em 09/08/2022 11:33

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa chegou a superar os 109 mil pontos nesta terça-feira, com Itaú Unibanco entre os principais suportes, após resultado robusto e melhora nas perspectivas para 2022, mas o fôlego comprador perdeu força na bolsa paulista, em meio a movimentos de realização de lucros.

Às 11:30, o Ibovespa caía 0,17 %, a 108.220,11 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 109.331,29 pontos, o que ampliou a alta acumulada em agosto para quase 6%. O volume financeiro do pregão somava 7 bilhões de reais.

Investidores também repercutem a ata da última reunião do Copom, que elevou a Selic a 13,75% ao ano, com economistas chamando a atenção para a sinalização do Banco Central (BC) de que a taxa deve seguir em território significativamente contracionista por um período suficientemente prolongado.

Na visão do Departamento de Economia do Bradesco, o BC encerrou o ciclo de alta em 13,75% e a taxa básica de juros deve seguir neste patamar até meados de 2023, segundo relatório.

Outro dado no radar dos agentes financeiros nesta sessão, o IPCA teve queda de 0,68% em julho, primeira deflação mensal desde maio de 2020, ajudado pela quedas nos preços de combustíveis e energia elétrica após medidas do governo. O índice acumulado em 12 meses agora está em 10,07%.

Na visão de Felipe Sichel, sócio e economista-chefe do Banco Modal, o cenário inflacionário permanecerá benigno para o mês de agosto dado o corte de preço de gasolina no final de julho.

No entanto, ele avalia que a dinâmica do mercado de trabalho e a nova rodada de estímulos fiscais representam riscos altistas no médio prazo, embora contrapostos tanto pela dinâmica recente de commodities, como pelo aperto monetário, conforme comentário enviado a clientes.

Em Wall Street, o S&P 500 recuava 0,3%, em sessão pressionada pelo noticiário corporativo, enquanto investidores aguardam números sobre o comportamento dos preços ao consumidor nos Estados Unidos previstos para quarta-feira.

Em um contexto no qual investidores buscam sinais sobre o ritmo do aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed), Dennis Esteves, especialista em renda variável da Blue3, afirmou que o dado pode fornecer alguma clareza sobre o caminho dos aumentos das taxas de juros pelo BC norte-americano.

"A dúvida que paira sobre os mercados é se o pico da inflação já está no retrovisor", disse, acrescentando que o Fed tem deixado claro que só deve suavizar os aumentos de juros quando os índices de preços derem sinais contundentes de recuo ou desaceleração.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 1,07%, a 25,51 reais. O maior conglomerado financeiro da América Latina anunciou que seu lucro recorrente de abril a junho somou 7,679 bilhões de reais, alta de 17,4% ante mesma etapa de 2021 e pouco acima da projeção média de analistas. O banco também elevou as estimativas de receitas com empréstimos em 2022.

- BTG PACTUAL UNIT caía 1,57%, a 24,47 reais, mesmo após divulgar lucro líquido e receita recordes para um único trimestre após um desempenho "particularmente forte" em unidades de negócios baseadas em comissões. O lucro no segundo trimestre atingiu 2,07 bilhões de reais.

- PETROBRAS PN avançava 1,47%, a 37,17 reais, mais uma vez avalizando a alta do Ibovespa em meio a operações por investidores que visam o pagamento de dividendo expressivo anunciado pela estatal. O movimento ainda tinha suporte da alta do petróleo no exterior.

- VALE ON subia 0,55%, a 68,96 reais. Na Ásia, os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta terça-feira, à medida que os traders avaliam novos surtos de Covid-19 na China e a fraca demanda por aço, principalmente do setor imobiliário do país.

- CVC BRASIL ON caía 9,82%, a 7,16 reais. Analistas do JPMorgan cortaram a recomendação das ações para "neutra" e reduziram o preço-alvo dos papéis para 10 reais cada no final de 2023, de 21 reais no final deste ano, conforme relatório a clientes.

(Edição de André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024