Fitch corta rating do Credit Suisse para "BBB"

Publicado em 05/08/2022 12:54

ZURIQUE (Reuters) - A Fitch cortou o rating de longo prazo do Credit Suisse em um degrau, para 'BBB', com perspectiva negativa, no mais recente rebaixamento da nota de crédito do banco suíço.

A Moody's rebaixou seus ratings e a S&P divulgou uma visão mais dura para as perspectivas do banco esta semana, enquanto o Credit Suisse tenta conter as perdas e recuperar o equilíbrio sob um novo presidente-executivo.

A Fitch citou a nova revisão estratégica do banco suíço e um grande prejuízo no segundo trimestre, além de destacar os desafios para estabilizar o desempenho e gerar lucratividade adequada de sua franquia de gestão de patrimônio.

A revisão estratégica provavelmente resultará em "despesas significativas de reestruturação em um momento em que o fraco desempenho do banco limita a geração interna de capital", disse o banco na quinta-feira.

A perspectiva negativa da Fitch reflete a visão de que um plano de reestruturação adicional daria origem a um risco de execução significativo, principalmente se exigir custos materiais devido à fraca geração de lucros do banco.

O Credit Suisse nomeou o chefe de gestão de ativos Ulrich Koerner como novo presidente-executivo, encarregando-o de reduzir cortar mais de 1 bilhão de dólares em custos.

A medida ocorre após o Credit Suisse sofrer prejuízos de bilhões no ano passado, incluindo a perda de 5,5 bilhões de dólares com a Archegos e 10 bilhões de dólares em fundos da cadeia de suprimentos ligados ao financista britânico Greensill.

O banco diz que está bem capitalizado e sairá mais forte da reforma. As ações do Credit Suisse caíram mais de 40% neste ano.

(Por Michael Shields)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024