Ibovespa avança antes de Copom, com Cielo entre maiores altas; Vale pesa

Publicado em 03/08/2022 17:15 e atualizado em 03/08/2022 17:47

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira, após trocar de sinal algumas vezes durante o pregão, que teve Cielo disparando após resultado trimestral, assim como ações de consumo tiveram forte valorização antes de decisão que pode encerrar o atual ciclo de aperto monetário no país.

Wall Street endossou o segundo avanço seguido na bolsa paulista, que, no entanto, foi atenuado pelo declínio de ações atreladas a commodities, principalmente mineradoras e siderúrgicas, em meio a preocupações com a China.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,4%, a 103.774,68 pontos, tendo alcançado 103.878,29 pontos na máxima e 102.822,02 pontos na mínima do dia. O volume financeiro somou 22,2 bilhões de reais.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia decisão sobre juros ainda nesta quarta-feira, com a maioria das previsões apontando aumento de 0,50 ponto percentual na Selic, atualmente em 13,25%. Agentes aguardam o comunicado da decisão, para buscar pistas sobre os próximos passos do BC.

Na visão de Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, expectativas de que esse aumento na Selic será o último desse ciclo de aperto monetário apoiaram o movimento positivo na bolsa, particularmente de papéis como os de varejo.

"Muitas ações de varejo, que são muito sensíveis a inflação, aperto de condições financeiras, estão se beneficiando, assim como empresas de crescimento", afirmou.

Na outra ponta, destacou o analista, ações atreladas a commodities, principalmente dos setores de mineração e siderurgia, puxaram o Ibovespa para baixo, diante de perspectivas de que o setor imobiliário chinês não está reagindo como deveria aos estímulos naquele país.

Ele citou que Gerdau teve um resultado excepcional e mesmo assim o papel caiu bastante, assim como Vale, CSN, "muito reflexo da perspectiva negativa em relação à China", citou.

Em Wall Street, perspectivas positivas sobre resultados de Paypal e CVC Health fizeram o Nasdaq Composite atingir uma máxima em três. O S&P 500 avançou 1,6%.

DESTAQUES

- CIELO ON fechou em alta de 9,73%, a 4,85 reais, máxima desde agosto de 2020. A maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do Brasil mais do que triplicou o lucro no segundo trimestre na comparação ano a ano, superando com folga a previsão de analistas. Para o BTG Pactual, o resultado foi excelente. A Cielo também anunciou a saída do presidente-executivo e novo ciclo com foco em transformação digital, bem como aprovou 224,2 milhões de reais em juros sobre capital próprio.

- VALE ON caiu 3,89%, a 67,52 reais, mais do que devolvendo a forte valorização na véspera (+3,19%), em sessão de forte queda no setor de mineração e siderurgia na bolsa brasileira. Os contratos futuros de minério de ferro recuaram nas bolsas de Dalian e Cingapura nesta quarta-feira, com a crise envolvendo incorporadoras na China, maior produtora de aço do mundo, superando a melhora das margens nas usinas.

- GERDAU PN recuou 4,06%, a 23,41 reais. A siderúrgica reportou resultado trimestral com lucro de 4,3 bilhões de reais, impulsionado pelo crescimento sequencial das vendas no mercado interno e um forte desempenho na América do Norte, onde afirmou estar operando a plena capacidade. A siderúrgica também anunciou dividendos. Em teleconferências sobre os resultados, executivos da companhia disseram que esperam um ano histórico e que a empresa não irá mudar sua política de dividendos no curto prazo.

- VIA ON fechou em alta de 11,49%, a 2,62 reais, com papéis de consumo nesta sessão entre as maiores altas do Ibovespa de olho na decisão do Copom. MAGAZINE LUIZA ON avançou 8,12%, a 2,93 reais, e AMERICANAS ON subiu 7,12%, a 14,74 reais.

- IGUATEMI UNIT subiu 2,46%, a 20,43 reais, após forte resultado operacional no segundo trimestre, embora dentro das previsões do mercado. O Ebitda foi de 166,7 milhões de reais, alta de 61% ano a ano, com a margem Ebitda passando de 60,7% para 65,7%. A empresa espera manutenção do ritmo de vendas nos próximos meses. A companhia também mantém o interesse em aumentar participações em shoppings de seu portfólio.

- PETROBRAS PN avançou 0,15%, a 33,88 reais, em dia de queda dos preços do petróleo no exterior, onde o Brent encerrou em baixa de 3,7%, a 96,78 dólares o barril.

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou em alta de 0,72%, a 23,89 reais, enquanto BRADESCO PN subiu 1,58%, a 17,95 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto