Negociadores de Irã e EUA viajarão a Viena para discussões sobre pacto nuclear

Publicado em 03/08/2022 15:19

Por Parisa Hafezi

DUBAI (Reuters) - O principal negociador nuclear do Irã e um importante enviado dos Estados Unidos viajarão a Viena esta semana para conversas sobre a retomada do pacto nuclear de 2015, disseram autoridades de ambos os governos nesta quarta-feira, reativando um processo que parou em junho.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse que o governo iraniano está pronto para chegar a um acordo que garanta seus direitos, segundo a mídia estatal.

"(O negociador iraniano) Bagheri Kani deixará Teerã em algumas horas... Nesta rodada de negociações, que será realizada como de costume com a coordenação da União Europeia, serão discutidas as ideias apresentadas por diferentes lados", disse Kanaani.

Sem fornecer mais detalhes, uma autoridade dos EUA afirmou que Rob Malley, o enviado especial dos EUA para o Irã, viajará a Viena para conversas nesta semana sobre a retomada do acordo nuclear.

No mês passado, o principal diplomata da União Europeia, Josep Borrell, disse que havia proposto um novo rascunho de texto para retomar o acordo sob o qual o Irã restringiu seu programa nuclear em troca do alívio de sanções econômicas.

Em 2018, o então presidente dos EUA Donald Trump abandonou o acordo, chamando-o de muito brando com o Irã, e reimpôs duras sanções dos EUA, estimulando Teerã a começar a violar os limites nucleares estabelecidos no pacto.

O acordo parecia próximo de uma retomada em março, após 11 meses de conversas indiretas entre Teerã e o governo do presidente Joe Biden em Viena.

Mas as negociações foram interrompidas devido a obstáculos, incluindo a exigência de Teerã de que Washington desse garantias de que nenhum presidente dos EUA abandonaria o acordo como Trump fez.

Em junho, conversas indiretas mediadas pela UE entre Bagheri Kani e Malley com o objetivo de quebrar um impasse sobre como salvar o pacto nuclear de 2015 terminaram no Catar sem progresso.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024