Atividade de serviços da China expande em julho no ritmo mais rápido em 15 meses, mostra PMI do Caixin

Publicado em 03/08/2022 07:49

A atividade de serviços da China cresceu no ritmo mais rápido em 15 meses em julho, uma vez que a flexibilização das restrições devido à Covid-19 aumentou a confiança do consumidor, mas a demanda externa caiu e as empresas cortaram funcionários pelo sétimo mês consecutivo, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do Caixin subiu para 55,5 em julho, crescimento mais rápido desde abril de 2021, contra 54,5 em junho.

A marca de 50 pontos separa crescimento de contração.

A leitura contrastou um pouco do PMI oficial de serviços da China divulgado no domingo, que mostrou moderação do crescimento, mas ambos ainda apontam para uma expansão sólida no setor.

O subíndice de novos negócios atingiu a máxima em nove meses graças à melhora da demanda doméstica, mas os novos negócios de exportação contraíram pelo sétimo mês consecutivo, mostrou a pesquisa do Caixin.

Enquanto isso, a inflação de custos no setor de serviços acelerou pela primeira vez desde março, uma vez que os preços de alimentos, combustíveis, matérias-primas e pessoal permaneceram altos.

O PMI Composto de julho do Caixin, que inclui atividades de manufatura e serviços, caiu para 54,0 de 55,3 no mês anterior. O PMI do Caixin é compilado pela S&P Global a partir de respostas a questionários enviados a gerentes de compras na China.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024