Ibovespa fecha em queda com ações de commodities; RD avança após balanço

Publicado em 01/08/2022 17:20

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira, com ações de commodities entre as maiores baixas, enquanto RD, dona das bandeiras Drogasil e Droga Raia, figurou entre os destaques positivos após resultado trimestral robusto.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa cedeu 0,91%, a 102.225,08 pontos, tendo recuado a 101.764,38 pontos na mínima e avançado para 103.317,48 pontos na máxima da sessão.

O volume financeiro nesta somou 23,4 bilhões de reais.

Tal desempenho ocorreu após o Ibovespa assegurar na sexta-feira o maior ganho semanal desde março de 2021, apoiado pela sinalização mais "dovish" do Federal Reserve e disparada das ações da Petrobras.

Nesta sessão, na visão do diretor de Investimentos da Reach Capital, Ricardo Campos, o tom foi ditado pela queda de papéis ligados ao setor de commodities, após dados mais fracos sobre atividade na China, Europa e EUA, refletidos em PMIs.

Mas se por um lado esses dados pesam nas perspectivas de demanda de matérias-primas, por outro trazem algum alívio quanto ao prognóstico para a inflação e os juros, inclusive no Brasil, acrescentou ele, apoiando ações como as de tecnologia.

Wall Street também encerrou com sinais negativos, referendando a fraqueza na bolsa paulista.

Agosto ainda começou com a primeira prévia do Ibovespa que irá vigorar nos últimos quatro meses do ano, com a inclusão das ações de Raízen, São Martinho e Arezzo, e exclusão da JHSF.

"Embora não seja uma mudança oficial, alguns participantes do mercado podem começar a antecipar esse movimento, trazendo fluxo para estes papéis daqui em diante", afirmou a equipe da Ágora Investimentos em relatório a clientes.

DESTAQUES

- VALE ON caiu 2,4%, a 68,08 reais, apesar da alta dos futuros do minério de ferro na China. As ações ainda refletiram resultado trimestral e perspectivas apresentadas pela mineradora na semana passada.

- PETROBRAS PN fechou em baixa de 1,4%, a 33,68 reais, com o declínio do petróleo no exterior abrindo espaço para embolso de lucros após a ação atingir máximas históricas na semana passada, quando houve anúncio de dividendos e balanço.

- RD ON avançou 3,9%, a 21,80 reais, após resultado robusto da dona das bandeiras Drogasil e Droga Raia no segundo trimestre, que o BTG Pactual viu como sinal animador para os próximos trimestres.

- MAGAZINE LUIZA ON subiu 5,4%, a 2,72 reais, buscando retomar a recuperação que marcou boa parte de julho e assegurou um desempenho positivo no mês, embora tenha acumulado queda na semana passada.

- BRASKEM PNA cedeu 5,5%, a 34,66 reais, após a Petrobras negar negociações para vender fatia na petroquímica. Na sexta-feira, Braskem ganhou fôlego no final do pregão após notícia de que havia recebido propostas.

- ZAMP ON, antiga BK Brasil, disparou 18,8%, a 7,39 reais, após receber a proposta de aquisição de controle por um veículo do investidor estatal dos Emirados Árabes Unidos Mubadala.

(Por Paula Arend Laier, edição Alberto Alerigi Jr. e André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil