Dólar reverte perdas e supera R$5,20 na contramão do exterior

Publicado em 01/08/2022 14:45

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar voltava a ser negociado em alta na tarde desta segunda-feira, depois de trocar de sinal várias vezes ao longo da sessão, ora acompanhando a fragilidade da moeda norte-americana no exterior, ora refletindo reajustes de posições no mercado de câmbio doméstico.

Às 14:33 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,49%, a 5,1980 reais na venda. A moeda norte-americana oscilou entre queda de 0,87%, a 5,1277 reais --nível não visto desde 22 de junho-- e alta de 0,57%, para 5,2020 reais.

Na B3, às 14:33 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,42%, a 5,2440 reais.

Os menores patamares do dia refletiram movimento internacional de venda de dólares, com um índice da moeda norte-americana frente a uma cesta de rivais fortes caindo 0,55% nesta tarde, conforme investidores moderavam apostas sobre a trajetória de aumentos de juros pelo banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve.

Mas compras de dólares por importadores e uma recomposição de posições defensivas de agentes financeiros --que aproveitavam o recente barateamento da moeda norte-americana-- levaram a uma reversão das perdas de mais cedo no mercado brasileiro, explicou Jefferson Rugik, presidente executivo da Correparti Corretora.

O dólar teve baixa acumulada de 5,91% na semana passada, e, no mês de julho, a moeda cedeu 1,12%, revertendo ganhos depois de ter chegado a contabilizar alta de até 5,09% no período.

A política monetária também era foco no mercado local nesta segunda-feira, com investidores à espera da reunião de dois dias do Banco Central, que se encerrará na quarta. No encontro, a taxa Selic deve ser elevada em 0,50 ponto percentual, a 13,75% ao ano, mostrou pesquisa da Reuters com economistas.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St avança após liquidação enquanto investidores avaliam efeito da desistência de Biden
Ibovespa tem oscilação tímida com Petrobras atenuando efeito de Wall Street
Wall St abre em alta enquanto investidores avaliam eleição nos EUA após desistência de Biden
Ibovespa abre com viés positivo endossado por bolsas no exterior
Dólar recua em linha com emergentes enquanto investidores analisam desistência de Biden
Minério de ferro cai com investidores digerindo sinais contraditórios da China