Ibovespa avança e fecha acima de 100 mil pontos com incentivo externo

Publicado em 07/07/2022 17:16 e atualizado em 07/07/2022 18:14

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançou 2% nesta quinta-feira, embalado pelo clima positivo em mercados acionários no exterior, bem como na alta de preços de commodities como o minério de ferro e o petróleo. Vale e Petrobras subiram quase 3% cada.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou com acréscimo de 2,04%, a 100.729,72 pontos, maior patamar de fechamento desde 27 de junho. O volume financeiro somou 23,6 bilhões de reais.

Em Wall Street, o S&P 500 subiu 1,5%, buscando uma recuperação após registrar sua maior queda percentual em um primeiro semestre desde 1970, na esteira de preocupações com o risco de recessão nos Estados Unidos e no mundo.

"Na ausência de más noticias, alguns investidores começaram a buscar algumas pechinchas ou comprar ativos a preços que podem considerar interessante", avaliou o estrategista-chefe da Avenue, William Castro Alves.

Esse incentivo externo endossou compras, em um momento no qual incertezas globais e riscos fiscais no Brasil mantêm agentes melindrados, mas o nível de preços de alguns papéis após quedas relevantes nos últimos meses desencoraja vendas.

Para o analista da Clear Corretora Leandro De Checchi, a movimentação do Ibovespa não surpreende após a queda forte desde abril, uma vez que ele está, na média, descontado com seu múltiplo de lucro (P/L) próximo às mínimas históricas.

Ainda assim, preocupações com o ritmo da economia global e particularmente norte-americana continuam, o que direcionará os holofotes na sexta-feira para dados de emprego nos EUA, incluindo criação de vagas e salários.

"A saúde do mercado de trabalho norte-americano é um indicador extremamente relevante, eu diria que é o mais importante da semana", acrescentou Alves.

No Brasil, é a divulgação do IPCA do mês passado que estará no radar na sexta-feira, assim como um possível desfecho da análise da PEC dos Benefícios na Câmara dos Deputados.

DESTAQUES

- VALE ON fechou em alta de 2,91%, com ações de mineradoras e siderúrgicas avançando com os ganhos dos futuros do minério de ferro na Ásia. No setor, GERDAU PN valorizou-se 5,76%, USIMINAS PNA encerrou com elevação de 2,31% e CSN ON subiu 5,29%.

- PETROBRAS PN avançou 2,93%, acompanhando a recuperação dos preços do petróleo, com o barril do Brent fechando em alta de 3,9%. No setor, PETRORIO ON e 3R PETROLEUM ON subiram 1,58% e 0,63%, respectivamente.

- MRV ON subiu 6,42%, tendo de pano de fundo expectativas de mudanças no programa habitacional Casa Verde Amarela. Após o fechamento, o secretário Nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Santos, anunciou medidas para destravar o programa em meio ao avanço da inflação, incluindo aumento do teto de renda das famílias candidatas ao programa de 7 mil para 8 mil reais. Reduções de juros de financiamentos também foram aprovadas, mas vigentes apenas até o final deste ano. No setor, TENDA ON saltou 11,69%, Plano&Plano ON valorizou-se 6,37% e DIRECIONAL ON ganhou 4,43%. As três ações não fazem parte do Ibovespa.

- SLC AGRÍCOLA ON subiu 4,46%, após divulgar atualizações de suas projeções de safra , acrescentando que a soja é a única cultura com colheita finalizada na safra 2021/2022, atingindo 3.994 quilos por hectare, 6,1% acima do previsto.

- JBS ON caiu 1,22%, seguida pela rival MARFRIG ON, com declínio de 1,12%, entre as poucas quedas do Ibovespa nesta sessão, marcada por desempenho misto de papéis de empresas de proteínas. MINERVA ON avançou 2,12% e BRF ON subiu 0,13%.

(Edição Alberto Alerigi Jr. e André Romani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prejuízos por enchentes no Rio Grande do Sul superam US$ 2 Bilhões, aponta Aon
Banco Central não quer acabar com papel-moeda, diz Campos Neto
Ibovespa tem movimento discreto com Petrobras contrabalançando NY
Nasdaq lidera perdas em Wall St resultados decepcionantes de empresas de tecnologia
América Latina tem "progresso notável" contra insegurança alimentar, aponta relatório da FAO
Ibovespa hesita na abertura com exterior