Dólar tem instabilidade depois de superar R$5,27 com riscos fiscais domésticos em foco

Publicado em 27/06/2022 10:22

O dólar mostrava instabilidade nesta segunda-feira, mas chegou a superar os 5,27 reais nos picos da sessão, com a persistência de temores político-fiscais domésticos mantendo forte a demanda pela segurança da moeda norte-americana.

Às 10:07 (de Brasília), o dólar à vista recuava 0,06%, a 5,2484 reais na venda. Depois de abrir em queda, a moeda norte-americana ganhou fôlego ao longo da manhã e saltou 0,46% na máxima, a 5,2760 reais, antes de arrefecer e passar a alternar leves altas e baixas.

Na B3, às 10:07 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,05%, a 5,2565 reais.

Essa movimentação vem depois de o dólar spot já ter registrado alta de 0,43% na última sessão, na sexta-feira, a 5,2518 reais, maior nível desde 8 de fevereiro deste ano (5,2604), impulsionado pelo clima local arisco.

Se seguir no azul até o fim das negociações desta segunda-feira, o dólar terá avançado pelo 13° de 15 pregões.

Receios fiscais locais ganharam força desde que o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da chamada PEC dos Combustíveis, afirmou que o texto vai incluir na Constituição federal um aumento de 200 reais no valor do Auxílio Brasil, reajuste do auxílio-gás em torno de 70 reais e a criação de um "voucher caminhoneiro" de 1.000 reais.

Estas são propostas que sugerem aumento do gasto público no curto prazo e possível rompimento do teto de gastos, alertaram em relatório analistas da Genial Investimentos.

"Mais preocupante é a ofensiva de membros e apoiadores do governo no sentido de mudar reformas estruturais importantes que foram aprovadas nos últimos seis anos e que têm sido fundamentais para gerar equilíbrio fiscal", continuaram, dizendo enxergar ameaça à Lei das Estatais em meio ao que muitos veem como interferência política na Petrobras.

A petroleira está num processo de troca de comando depois que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de CEO no início da semana passada em meio à pressão do Executivo por mudança na política de paridade de preços de combustíveis da empresa. Caio Paes de Andrade, indicado do governo, deve ser aprovado como novo presidente-executivo da estatal nesta semana, segundo fontes.

"Diante desta ofensiva, os preços dos ativos financeiros voltaram ao território negativo: desvalorização cambial, queda dos preços das ações e aumento das taxas de juros, revertendo uma trajetória positiva que persistia desde o início de 2022", afirmaram os especialistas da Genial.

O dólar reduziu suas perdas no ano contra o real para pouco menos de 6%, e já está quase 14% acima da mínima para encerramento deste ano, de 4,6075 reais, atingida no início de abril após um primeiro trimestre brilhante para a moeda brasileira.

No exterior, havia poucos catalisadores para o mercado nesta segunda-feira, o que permitia alguma valorização das ações. O dólar rondava a estabilidade contra uma cesta de moedas fortes, mas tinha ganhos frente a várias moedas consideradas arriscadas, como a australiana, a mexicana e a sul-africana.

O Bradesco disse em nota a clientes que o destaque desta semana será a divulgação, na quinta-feira, de dados norte-americanos de inflação medidos pelo índice PCE, favorito do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, para avaliar o ritmo de crescimento dos preços ao consumidor.

"Ao longo da semana, as discussões em torno da condução da política monetária nos Estados Unidos e no restante do mundo, bem como seus impactos sobre a atividade econômica, devem se manter no radar dos investidores", completou o banco.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado
Ibovespa recua pressionado por Vale; Brava dispara cerca de 7%
Dólar sobe e supera os R$6,20 após dados econômicos no Brasil
Brasil abre 106.625 vagas formais de trabalho em novembro, abaixo do esperado
Ibovespa avança nos primeiros negócios em dia de agenda macro intensa
Taxas longas sobem no Brasil com mercado ponderando Treasuries e dados
undefined