Ibovespa fecha em queda com apreensão sobre juros nos EUA; Eletrobras recua após oferta

Publicado em 10/06/2022 17:12

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta sexta-feira, pressionado por preocupações sobre os próximos passos do banco central norte-americano, enquanto Eletrobras recuou após precificar oferta de ações que privatiza a maior empresa de geração e transmissão de energia da América Latina.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,55%, a 105.432,62 pontos, segundo dados preliminares, na sexta queda seguida. No pior momento, chegou a 104.647,59 pontos. Na semana, contabilizou perda de 5,1%.

O volume financeiro nesta sexta-feira no pregão somava 27,9 bilhões de reais.

O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou pela manhã que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 1% no mês passado, acelerando frente ao avanço de 0,3% em abril e superando previsões no mercado, de alta de 0,7%.

A notícia pressionou os mercados de forma generalizada, dado o risco de o Federal Reserve precisar manter o ritmo de aperto monetário até setembro para combater a inflação.

No Brasil, Eletrobras foi um dos destaques do dia após a companhia precificar sua oferta de ações a 42 reais por papel, na segunda maior operação do tipo do mundo este ano, e a maior oferta de ações em 12 anos no Brasil, desde a capitalização da Petrobras, em 2010.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar abre com alta em linha com mercados emergentes
Vice do BCE indica corte de juros em setembro, com foco em previsões
Minério de ferro atinge mínima de 3 meses com perspectiva de demanda fraca da China
Kamala Harris se aproxima da indicação com apoio de delegados e fará campanha em Wisconsin
Acordo sobre plano do Brasil para taxar super-ricos está fora de cogitação no G20, dizem fontes alemãs
Ações da China registram maior queda em 6 meses por pressões econômicas