Diesel sobe nos postos após reajuste da Petrobras, apura Ticket Log

Publicado em 13/05/2022 12:05

SÃO PAULO (Reuters) - O preço médio do diesel nos postos de combustíveis do Brasil subiu 1,37% em maio até o dia 12, a 6,96 reais por litro, na comparação com o fechamento de abril, segundo levantamento da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.

No mesmo período, o diesel tipo S-10 foi comercializado a uma média de 7,08 reais por litro, um acréscimo de 1,29%.

Os preços reagiram ao último reajuste implementado pela Petrobras nesta semana, disse a Ticket Log. Na terça-feira, a estatal aumentou o valor médio do diesel de 8,87% nas suas refinarias, com o combustível passando a valer 4,91 reais por litro.

Antes de passar a valer a alta, o diesel comum estava sendo comercializado nas bombas a uma média de 6,88 reais por litro, e o tipo S-10, a 7,02 reais, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL).

"Com o reajuste nas refinarias, esses valores já avançaram nas bombas a 1,2% e 1,7% respectivamente, em poucos dias", disse em nota Douglas Pina, diretor-geral de Mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.

A Petrobras tem afirmado que os preços praticados pela empresa são apenas uma parcela dos valores que chegam ao consumidor final, que sofrem impacto de custos e margens de distribuição e revenda, tributos como o estadual ICMS e da mistura obrigatória de biodiesel.

Segundo o IPTL, o preço do diesel caminha para a quinta alta consecutiva mensal desde dezembro, período em que as médias estavam em 5,61 reais para o diesel comum e 5,68 reais para o S-10.

No recorte regional, o Nordeste comercializou o diesel comum pelo maior preço médio do país, a 7,16 reais por litro no início de maio, e teve a maior alta entre as regiões, de 2,79%. Já a menor média foi registrada nos postos do Sul, a 6,53 reais.

Tendência similar foi observada para o S-10, com valores mais baixos encontrados no Sul (6,61 reais). Já os maiores preços foram registrados no Norte (7,30 reais), embora a maior alta percentual tenha ocorrido nos postos do Nordeste (2,09%).

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

(Por Letícia Fucuchima)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10