Preços do carvão metalúrgico e coque caem na China com mercado spot mais lento

Publicado em 28/04/2022 08:50

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de carvão metalúrgico e de coque na Bolsa de Dalian caíram cerca de 3% nesta quinta-feira, prejudicados pelos baixos preços do mercado spot, enquanto os lucros fracos nas usinas também prejudicaram a demanda por ingredientes siderúrgicos.

Os contratos de carvão metalúrgico mais negociados na Dalian Commodity Exchange para entrega em setembro chegaram a cair 3,8%, para 2.780 iuanes (421,67 dólares) por tonelada, e terminaram a sessão em queda de 1,6%, a 2.843 iuanes por tonelada.

Os preços do coque na bolsa de Dalian caíram 1,4%, para 3.561 iuanes por tonelada, depois de perder até 3% no início da sessão.

Os lucros atuais das usinas estão relativamente baixos e as produtoras de aço estão relutantes em aceitar matérias-primas de alto custo, disse uma nota da Huatai Futures nesta quinta-feira, acrescentando que o consumo ainda não se recuperou.

“No curto prazo, a situação da pandemia ainda é uma interrupção relativamente grande”, disse a Huatai Futures. "Mas a oferta está relativamente apertada, especialmente para carvão metalúrgico."

Em comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças na quinta-feira, a China disse que isentaria as tarifas de carvão importado de 1º de maio de 2022 a 31 de março de 2023, em um esforço para fortalecer o fornecimento de energia.

Os futuros de minério de ferro de referência de Dalian saltaram 3,5%, para 852 iuanes por tonelada. O minério de ferro com teor de 62% para entrega na China, avaliado pela consultoria SteelHome, subiu 1 dólar, atingindo 140,5 dólares a tonelada nesta quinta-feira.

(Por Min Zhang em Pequim e Enrico Dela Cruz em Manila)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10