Biden diz que dados de inflação mostram que orçamentos dos norte-americanos estão sob pressão

Publicado em 10/02/2022 13:41

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que os dados do índice de preços ao consumidor de janeiro, divulgados nesta quinta-feira, são um lembrete de que os orçamentos dos norte-americanos estão sob pressão real, acrescentando que seu governo está usando "todas as ferramentas" de que dispõe para enfrentar a questão.

"Temos usado todas as ferramentas à nossa disposição e, embora hoje seja um lembrete de que os orçamentos dos norte-americanos estão sendo sobrecarregados, de maneira que cria estresse real nas mesas das cozinhas, também há sinais de que vamos superar esse desafio", disse Biden em comunicado.

Biden também afirmou que os analistas projetam que a inflação diminuirá até o final de 2022. O presidente acrescentou que as políticas de seu governo levaram a um declínio nos novos pedidos de auxílio-desemprego, o que ele descreveu como um sinal de "progresso real".

Os preços ao consumidor nos EUA subiram com força em janeiro, levando à maior taxa anual de inflação em 40 anos, alimentando especulações dos mercados financeiros sobre um aumento de 0,50 ponto percentual nos juros pelo Federal Reserve no mês que vem.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado
Reação do mercado a riscos de recessão nos EUA é "extremada", diz presidente do Bradesco
Dólar dispara contra real e ultrapassa R$5,80 com temores de recessão nos EUA
Mercado eleva novamente previsão para inflação em 2024 e 2025 no Focus
Minério de ferro sobe com a melhora das perspectivas econômicas da China