Ibovespa recua e caminha para fechar semana em queda

Publicado em 04/02/2022 12:43

Por Andre Romani

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa brasileira caía nesta sexta-feira, diante de desempenho sem direção comum dos indicadores em Wall Street e rumando para fechar a primeira semana de fevereiro no vermelho.

O recuo do índice local era bem disseminado entre os setores, com destaque negativo para os papéis de empresas ligadas ao consumo interno. As ações de petrolíferas subiam junto com o preço do petróleo.

Às 11h54, o Ibovespa caía 0,58%, a 111.049,76 pontos. O volume financeiro da sessão era de 7,2 bilhões de reais.

Após registrar em janeiro seu melhor mês desde o final de 2020, o Ibovespa começou fevereiro de modo mais cauteloso. O índice registra baixa de 0,7% no acumulado da semana, após três semanas de alta

A questão dos preços dos combustíveis segue no radar, após uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) vir à tona. A PEC, apresentada pelo deputado Christino Aureo (PP-RJ), aliado do Palácio do Planalto, permite que União, Estados e municípios possam reduzir ou zerar alíquotas de tributos incidentes sobre combustíveis e gás para enfrentar as consequências da crise da Covid-19.

O ministério da Economia estima perda anual de até 54 bilhões de reais para a União caso a proposta se concretize, informou uma fonte da pasta com conhecimento do assunto à Reuters.

A proposta "é bem danosa e restaura preocupações piores do que as observadas anteriormente", escreveu em comentário Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, destacando que a PEC não traz necessidade de compensação e que "a única trava é respeitar as metas anuais de resultado fiscal".

Nos EUA, as principais referências de ações operavam sem direção única, em nova sessão volátil, e caminham para alta semanal. Dado de emprego nos EUA bem acima da expectativa do mercado impulsionou preocupações com a inflação e fez com que os futuros de ações caíssem mais cedo, com apostas de mais altas de juros pelo Federal Reserve em 2022.

O país registrou criação de 467 mil postos de trabalho fora do setor agrícola em janeiro. A estimativa em pesquisa Reuters com economistas era de abertura de 150 mil postos. Além disso, os dados de dezembro foram revisados para cima, de positivos em 199 mil para 510 mil. Já a taxa de desemprego em janeiro foi de 4,0%, ante 3,9% das projeções.

DESTAQUES

- B3 ON caía 1,2%, LOCALIZA ON cedia 2,9%, sua terceira baixa seguida, e AMBEV ON recuava 1,2%, quarta queda consecutiva. Papéis estavam entre as principais contribuições de queda para o índice.

- ECORODOVIAS ON caía 6,6%, após destituir Gianfranco Catrini do cargo de presidente-executivo e de outras funções que tinha na companhia. Catrini ficou menos de dois meses na posição. O executivo Marcello Guidotti foi escolhido para ocupar interinamente o cargo. Analistas do BTG Pactual viram a medida como inesperada e esperam que o mercado aguarde por mais detalhes e explicações do conselho relacionadas à decisão e seus potenciais impactos nas projeções de longo prazo da empresa.

- PETROBRAS PN subia 1,7% e ON avançava 1,6%, enquanto PETRORIO ON tinha alta de 5,5% e 3R PETROLEUM ON ganhava 3,3%, em meio à alta do petróleo. O Brent chegou a tocar 93 dólares mais cedo na sessão, maior patamar desde outubro de 2014. Preços se beneficiam de tensões geopolíticas e uma tempestade de inverno que atingiu os EUA.

- CIELO ON subia 5%, após cair 6% na véspera em reação a divulgação de seu balanço financeiro para o quarto trimestre.

- VALE ON subia 0,7% e siderúrgicas caíam, com CSN ON recuando 0,9%.

- ENEVA ON caía 2,6% e FOCUS ENERGIA ON, que não está no Ibovespa, cedia 1,8%. Acionistas das duas companhias deliberam nesta sexta-feira sobre a incorporação da Focus pela Eneva.

- AREZZO ON, que não está no Ibovespa, caía 1,8%. Empresa fixou preço por ação em seu follow-on a 82,35 reais por papel, desconto de apenas 0,7% frente ao fechamento de quinta-feira. A companhia levantou cerca de 833,8 milhões de reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC da China pede que instituições informem diariamente detenção de títulos de longo prazo, dizem fontes
Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado
Reação do mercado a riscos de recessão nos EUA é "extremada", diz presidente do Bradesco
Dólar dispara contra real e ultrapassa R$5,80 com temores de recessão nos EUA
Mercado eleva novamente previsão para inflação em 2024 e 2025 no Focus