Inflação na zona do euro atinge nova máxima recorde em janeiro

Publicado em 02/02/2022 08:11

A inflação na zona do euro subiu para nova máxima recorde no mês passado, frustrando expectativas de grande desaceleração e ampliando as dúvidas de que as pressões de preços são benignas e temporárias como o Banco Central Europeu ainda espera.

A inflação nos 19 países da zona do euro acelerou a 5,1% em janeiro de 5% em dezembro na comparação anual, bem acima das expectativas de recuo a 4,4%, informou nesta quarta-feira a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

Os preços da energia continuaram a impulsionar a inflação, mas os custos de alimentos também aumentaram, enquanto a inflação de serviços e de bens industriais permaneceu desconfortavelmente alta.

O resultado fica bem acima da meta de 2% do BCE, mas o banco central, que terá reunião de política monetária na quinta-feira, minimiza os dados há meses, argumentando que fatores temporários estão por trás da alta e que a inflação vai diminuir sozinha.

Mas o histórico do BCE em prever a inflação é misto e o banco foi forçado várias vezes no ano passado a aumentar com força suas projeções.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log
BC da China pede que instituições informem diariamente detenção de títulos de longo prazo, dizem fontes
Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado
Reação do mercado a riscos de recessão nos EUA é "extremada", diz presidente do Bradesco