Ibovespa alterna perdas e ganhos na sessão, mas caminha para melhor mês em mais de um ano

Publicado em 31/01/2022 12:03

O principal índice da bolsa brasileira operava sem direção clara nesta segunda-feira, diante de abertura sem direção comum dos mercados de ações em Nova York, mas caminha para cravar a maior alta mensal desde 2020.

As ações de empresas ligadas ao consumo interno, como de varejistas e prestadoras de serviços, davam suporte ao índice, enquanto do outro lado havia pressão dos papéis de Vale e de Petrobras.

Às 11:44, o Ibovespa subia 0,17%, a 112.102,30 pontos. Se confirmado o desempenho, o índice fechará janeiro com alta de cerca de 7%, o maior avanço mensal desde dezembro de 2020, quando avançou 9,3%. O volume financeiro da sessão era de 5,9 bilhões de reais.

A semana será de decisão de política monetária no Brasil, com expectativa de elevação da Selic em 1,5 ponto percentual, e em alguns dos principais Bancos Centrais do mundo, incluindo o da zona do euro, que deve manter a taxa no patamar atual, e o da Inglaterra, que deve elevar os juros em 0,25 ponto percentual.

Além disso, temporada de balanços trimestrais começa nos próximos dias no Brasil, com Santander Brasil e Cielo entre as primeiras empresas a divulgarem seus resultados.

Os principais índices de ações em Wall Street abriram sem direção única. O Nasdaq Composite subia, o S&P 500 operava entre perdas e ganhos e o Dow Jones recuava, em meio à perspectiva de elevação dos juros no país nos próximos meses e tensões geopolíticas.

O Ibovespa acompanhava cenário de cautela, ainda que dados macroeconômicos no Brasil negativos tenham sido divulgados mais cedo. O país fechou mais vagas formais de trabalho em dezembro do que o esperado pelo mercado, mostrou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), enquanto o setor público consolidado brasileiro registrou um superávit primário muito abaixo da estimativa de analistas.

A pesquisa semanal Focus do Banco Central também não trouxe novidades positivas, com as projeções dos economistas para a inflação do país subindo de 5,15% para 5,38% em 2022 e de 3,40% a 3,50% em 2023.

DESTAQUES

- VIA ON subia 5,7%, enquanto MAGAZINE LUIZA ON avançava 5,1% e AMERICANAS ON tinha alta de 2%.

- VALE ON caía 1,8% e CSN MINERAÇÃO ON cedia 1,2%. A CSN retornou a barragem da mina de Fernandinho, em Minas Gerais, à nível zero de emergência, e disse que a produção de minério de ferro está sendo gradualmente restabelecida. Além disso, mercados na China estão fechados para feriado do Ano Novo Lunar.

- PETROBRAS PN caía 1,4% e ON recuava 2,2%, ainda que o petróleo tivesse nova sessão de alta. PETRORIO ON caía 1,1%.

- LOCALIZA ON subia 2,6% e UNIDAS ON avançava 1,6%. Nas aéreas, AZUL PN ganhava 2,6% e GOL PN tinha alta de 1,5%. CVC ON subia 3,4%. Já as operadoras de rodovias, CCR ON e ECORODOVIAS ON, apuravam alta de 0,6% e 1,7%, respectivamente.

- BRF ON caía 3,9%. O conselho da MARFRIG, cujas ações ordinárias recuavam 0,8%, aprovou na sexta-feira a participação da companhia no follow-on da BRF, com autorização para "subscrever até o limite de sua participação societária no capital social da BRF". A oferta será precificada na terça-feira.

- ENEVA ON subia 4,3%. A companhia e a Petrobras informaram na sexta-feira que não chegaram a um acordo em torno da aquisição do Polo Urucu pela companhia de energia e as negociações foram encerradas. O diretor-financeiro da Eneva, Marcelo Habibe, disse à Reuters que as partes não conseguiram concordar sobre o preço do ativo, localizado na Bacia do Solimões, no Amazonas.

- 3R PETROLEUM subia 3,7%, após a Petrobras aprovar a venda da totalidade de sua participação no Polo Potiguar à uma subsidiária da 3R por 1,38 bilhão de dólares.

- GPA ON subia 4,4%. Ações de sua controladora Casino despencavam na França, depois que a empresa cortou estimativa de lucro para suas operações no país europeu. ASSAÍ ON avançava 1,7%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log
BC da China pede que instituições informem diariamente detenção de títulos de longo prazo, dizem fontes
Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado