Índia vê desaceleração do crescimento do PIB para 8% a 8,5% em 2022/23 com aumento de riscos

Publicado em 31/01/2022 10:46

Por Aftab Ahmed e Manoj Kumar

NOVA DÉLHI (Reuters) - A Índia prevê que sua economia crescerá entre 8% a 8,5% no ano fiscal que se inicia a partir de abril, número abaixo dos 9,2% projetados no ano atual, à medida que o país combate um aumento nos casos de Covid-19 e a pressão inflacionária.

Nesse ritmo, o crescimento econômico da Índia no próximo ano fiscal ainda será o mais rápido entre as principais economias.

Todos os indicadores macreconômicos apontam que a terceira maior economia da Ásia está bem posicionada para enfrentar os desafios, ajudada pela melhoria do crescimento da produção agrícola e industrial, mostrou a pesquisa econômica anual do governo indiano nesta segunda-feira.

O relatório, apresentado pela ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman, no Parlamento antes da divulgação do Orçamento anual na terça-feira, alertou sobre os riscos da inflação global e interrupções relacionadas à pandemia.

"A Índia precisa ter cuidado com a inflação importada, especialmente com a elevação global nos preços de energia", disse Sanjeev Sanyal, principal assessor econômico do Ministério das Finanças e principal autor do relatório.

A Índia, que importa quase 80% de sua necessidade de petróleo, enfrenta o risco de a inflação afetar a demanda do consumidor uma vez que os preços do combustível rondam máxima em quase sete anos, a mais de 90 dólares o barril.

"O ambiente global ainda permanece incerto", disse o relatório, citando a planejada retirada do apoio monetário pelos principais bancos centrais, incluindo o Federal Reserve --o banco central dos Estados Unidos. Juros mais altos em outros lugares podem levar a saídas de capital da Índia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log
BC da China pede que instituições informem diariamente detenção de títulos de longo prazo, dizem fontes
Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado