Putin disse a Macron que não quer agravar crise na Ucrânia, diz autoridade francesa

Publicado em 28/01/2022 15:50

PARIS (Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao presidente da França, Emmanuel Macron, que quer continuar o diálogo com o Ocidente e não quer o agravamento da situação na Ucrânia, afirmou uma autoridade presidencial francesa após a conversa entre os dois líderes nesta sexta-feira. 

Moscou acumulou forças próximas à Ucrânia e tenta conseguir garantias de segurança do Ocidente, incluindo uma promessa de que a Otan não irá admitir o ex-vizinho soviético da Rússia na aliança militar liderada pelos Estados Unidos. 

Putin conversou com Macron após os Estados Unidos e a Otan submeterem respostas às exigências de segurança da Rússia após semanas de silêncio público sobre a crise. 

"O presidente Putin disse que quer continuar o diálogo e que precisa trabalhar pela implementação dos acordos de Minsk", disse a autoridade após uma teleconferência entre os dois governantes, se referindo às negociações entre França, Alemanha, Rússia e Ucrânia sobre o conflito no leste da Ucrânia iniciado em 2014. "Ele disse que não quer o agravamento." 

O Kremlin afirmou que Putin disse a Macron que os Estados Unidos e a Otan não abordaram muitas das exigências de segurança no impasse em relação à Ucrânia, mas que Moscou está pronto para continuar negociando. 

Durante seus cinco anos como presidente da França, Macron buscou o diálogo com Putin, algumas vezes irritando alguns de seus aliados da União Europeia. O mandatário francês, que disse que a conversa foi respeitosa e séria, disse que Putin reiterou que os EUA e a Otan precisam oferecer garantias de segurança à Rússia. 

Macron deixou claro que a soberania de países vizinhos precisa ser respeitada, disse a autoridade. 

(Reportagem de John Irish)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar zera ganhos ante o real em sintonia com exterior
Índice de ações STOXX 600 toca nível mais baixo em 6 meses na Europa com temor de recessão nos EUA
Preço do diesel fecha julho em alta e alcança o maior preço médio do ano, aponta Edenred Ticket Log
BC da China pede que instituições informem diariamente detenção de títulos de longo prazo, dizem fontes
Wall Street afunda com crescentes temores sobre recessão nos EUA
Ibovespa recua 2% na abertura com aversão global a risco; Bradesco sobe após resultado