Sentimento econômico na zona do euro piora em novembro como esperado

Publicado em 29/11/2021 08:00

A confiança econômica da zona do euro diminuiu em novembro em linha com as expectativas, mostraram dados nesta segunda-feira, com os consumidores se tornando menos otimistas e reduzindo suas expectativas de inflação.

O indicador de sentimento econômico da Comissão Europeia caiu a 117,5 pontos em novembro de 118,6 em outubro para os 19 países que usam o euro.

O principal motivo para o recuo foi a redução do otimismo entre consumidores preocupados com uma quarta onda da pandemia de coronavírus e potenciais novas restrições.

Na indústria, o sentimento teve leve queda a 14,1 em novembro, de 14,2 em outubro. Para os serviços, o sentimento subiu a 18,4 de 18,0. A expectativa do mercado era de que ambos recuassem.

O sentimento também melhorou nos setores de varejo e construção, mas caiu dois pontos entre os consumidores, a -6,8 de -4,8, com as expectativas de inflação dos consumidores caindo a 39,3 de um recorde de 40,0 em outubro.

Ainda assim, as expectativas de preços de venda na indústria saltaram a 49,0 de 42,3 em outubro, nível mais alto desde o início da série histórica em 2000, disse a Comissão.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai abaixo de R$5,70 com alívio externo e ata do Copom
Índices de ações têm forte alta em sessão de recuperação global
Ibovespa fecha em alta puxado por bancos e melhora externa
Taxas futuras de juros têm alta firme após ata do Copom e precificam aumento da Selic em setembro
Regulamentação da reforma tributária só deve ser votada após eleições, diz Pacheco
Balança comercial brasileira tem superávit de US$7,640 bi em julho, diz ministério