Bloomberg: Inflação das fábricas na China atinge alta em 26 anos
Os preços que as empresas chinesas cobram por sua produção aumentaram pelo ritmo mais rápido em mais de duas décadas no mês passado, impulsionados pelo contínuo boom de commodities e uma crise de energia, juntamente com um ressurgimento de Covid e mau tempo.
O índice de preços ao produtor subiu 12,3% no mês passado em relação ao ano anterior, de acordo com as estimativas médias de uma pesquisa da Bloomberg com economistas, o ritmo mais rápido desde o final de 1995. Os preços ao produtor na China têm subido rapidamente nos últimos meses, primeiro devido à alta global dos preços das commodities e, em seguida, às restrições de produção causadas por uma crise de energia em todo o país.
Embora o impacto de um PPI mais alto sobre a inflação global seja pequeno, uma inflação mais rápida provavelmente piorará a situação para as empresas domésticas, especialmente as menores, que já enfrentavam custos mais altos e fraca demanda doméstica. O primeiro-ministro Li Keqiang disse recentemente que o governo precisa resolver os problemas enfrentados pelas pequenas e médias empresas, incluindo custos baseados em commodities, e novos aumentos de preços podem aumentar os apelos para que os legisladores aumentem o apoio à medida que a economia desacelera.
O que dizem os economistas da Bloomberg ...
“Os controles governamentais sobre o uso de energia estão alimentando ganhos nos preços dos materiais - elevando a inflação na fábrica de níveis já superaquecidos. Um salto nos preços dos vegetais pode aliviar a deflação dos preços dos alimentos - aliviando a pressão de queda na inflação do IPC ”, disse Eric Zhu
Veja aqui o relatório completo
A inflação ao consumidor, que permaneceu relativamente baixa devido à queda nos preços da carne suína, provavelmente acelerou para 1,4% em outubro. Um recente aumento nos preços de legumes provável compensar parte do efeito deflacionário da queda dos preços da carne de porco e empurrando comida e consumidor manchete inflação mais elevada no mês.
O aumento esperado no CPI sugere que as empresas estão mais dispostas a repassar os custos mais altos aos clientes, apesar da fraca demanda doméstica. Várias empresas de alimentos já anunciaram aumentos de preços de até 15%, incluindo Haixin Foods , Anjoy Foods e Jiajia Food , devido ao aumento dos custos das matérias-primas.
O Escritório Nacional de Estatísticas está programado para divulgar os dados da inflação de outubro às 9h30 de quarta-feira, horário de Pequim.