IGP-DI recua 0,14% em agosto com queda no minério de ferro, diz FGV

Publicado em 08/09/2021 08:39

Os preços do minério de ferro recuaram expressivamente e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,14% em agosto, de uma alta de 1,45% em julho, mas a contínua continua pression tanto o produtor quanto o consumidor, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O resultado ficou bem aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,10% no mês passado, e levou o índice a acumular em 12 meses avanço de 28,21%.

Segundo a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador geral, passou a 0,42% em agosto, contra alta de 1,65% antes. As Matérias-Primas Brutas cederam 4,17%, ante salto de 1,79% no mês anterior.

"O resultado de agosto foi influenciado pela queda de 21,39% no preço do minério de ferro. Se tal variação fosse excluída do cálculo do IPA, o índice ao produtor registraria alta de 2,48%", disse em nota André Braz, coordenador dos índices de preços, afirmando que "a continua a pressionar a estrutura de produção das empresas e o orçamento familiar".

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) - que responde por 30% do IGP-DI - desacelerou a alta a 0,71% no período, de 0,92% em julho.

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) registrado em agosto alta de 0,46%, contra avanço de 0,85% em julho.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é obrigatório no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha estável enquanto investidores avaliam trajetória de inflação
Ibovespa fecha em queda de olho no cenário fiscal e EUA no radar
Dólar fica quase estável no Brasil apesar de pressão gerada por Trump no exterior
Taxas futuras de juros curtas cedem e longas sobem no Brasil em dia de novos receios com tarifas de Trump
Autoridades do Fed destacaram novos riscos de inflação relacionados às políticas de Trump, mostra ata
China espera aumento no número de viagens de Ano Novo, apesar da crise econômica
undefined