Governo publica diretrizes para leilão de reserva de energia em dezembro

Publicado em 18/08/2021 08:42

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia divulgou nesta quarta-feira diretrizes para um Leilão de Reserva de Capacidade a ser realizado em dezembro deste ano, que visa a contratação de potência elétrica e energia associada para atendimento ao sistema interligado do Brasil.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União, o certame deverá ser promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no próximo dia 21 de dezembro. O montante total de reserva de capacidade a ser contratado será definido pela pasta, com base em estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador do Sistema Elétrico Nacional (ONS).

"O leilão tem o objetivo de garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica, com vistas ao atendimento à necessidade de potência requerida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio da contratação de fontes de geração despacháveis", disse o ministério.

De acordo com a portaria, haverá no certame a negociação de energia proveniente de novos empreendimentos de geração, associada à geração inflexível, com a participação de empreendimentos termelétricos com inflexibilidade operativa de geração anual de até 30%.

Além disso, também poderá ser negociada potência elétrica proveniente de empreendimentos de geração novos e existentes, sem inflexibilidade operativa, a partir de fontes termelétricas.

No leilão, acrescentou a pasta, serão negociados contratos de potência e comercialização de energia com prazo de suprimento de 15 anos. O início da oferta para os contratos associados ao certame ocorrerá em 1º de julho de 2026, para a potência, e 1º de julho de 2027, para a compra de energia no ambiente regulado.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China
Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras
Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março
ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril
Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log
Trump: Teremos um acordo comercial com a China