Petrobras e Vale mantêm Ibovespa acima dos 123 mil pontos; BTG avança após resultado

Publicado em 10/08/2021 12:10

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa buscava se sustentar acima dos 123 mil pontos nesta terça-feira, apoiado principalmente no avanço de Petrobras e Vale, em meio a uma bateria de balanços corporativos, com destaque para BTG Pactual, que avançava cerca de 2% após resultado ajudado pelo boom no mercado de capitais.

A pauta macroeconômica doméstica também ocupava os holofotes, com a ata da última reunião de política monetária do Banco Central e o desempenho de julho da inflação oficial do país medida pelo IPCA.

Às 11:42, o Ibovespa subia 0,09%, a 123.129,66 pontos. O volume financeiro somava 7,4 bilhões de reais.

A equipe do BTG Pactual ressaltou que o mercado brasileiro continua tendo dias voláteis, com tensão e cautela os investidores quanto aos riscos fiscais em razão dos planos de ampliação dos gastos do Bolsa Família e as discussões sobre os vencimentos dos precatórios.

"Porém, há um otimismo oriundo dos fundamentos corporativos, com empresas reportando resultados acima dos projetados", afirma nota a clientes da área de gestão do banco. Ainda assim, acrescentou, as perspectivas de recuperação da economia a cada dia ficam com mais incertezas.

DESTAQUES

- BTG PACTUAL UNIT subia 1,95% um aumento de 74% no lucro líquido recorrente do segundo trimestre na comparação com um ano antes, a 1,719 bilhão de reais. Entre os bancos, ITAÚ UNIBANCO PN cedia 1,25% e BRADESCO PN recuava 0,9%.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON avançavam 1,6% e 2%, respectivamente, acompanhando a alta dos preços do petróleo no mercado externo, onde o Brent subia 2,8%, a 70,97 dólares o barril.

- VALE ON mostrava elevação de 1,4%, descolada da queda do minério de ferro na China. No setor de mineração e siderurgia, o destaque era GERDAU PN, que se valorizava 2,8%.

- IGUATEMI ON caía 2,4%, mesmo após salto no lucro trimestral, enquanto o aumento de receita com a gradual reabertura de shoppings foi ofuscado em parte com o efeito de descontos concedidos a lojistas. A margem Ebitda caiu 7,5 pontos, a 63,8%.

- MINERVA ON perdia 1,2%, na esteira do declínio de 54% no lucro líquido do segundo trimestre, para 116,7 milhões de reais, embora a maior exportadora de carne bovina na América do Sul enxergue um cenário positivo puxado por exportação e sinergia entre as operações sul-americanas.

- ONCOCLÍNICAS ON recuava 2,4% em estreia na B3 após precifiar IPO a 19,75 reais por ação, abaixo da faixa estimada para a oferta. Na máxima até o momento, a ação chegou a 19,62 reais. Na mínima, a 18,15 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil