Minério de ferro salta 3% em Dalian em meio a preocupações com ofertas

Publicado em 13/07/2021 08:27 e atualizado em 13/07/2021 09:10

Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia avançaram nesta terça-feira, com a referência negociada em Dalian disparando mais de 3%, à medida que preocupações persistentes com a oferta apertada da matéria-prima siderúrgica ofuscam uma redução na demanda por aço na China.

Maior produtor global de aço, o país asiático, que recebe quase dois terços do minério de ferro transportado por vias marítimas, viu suas importações da matéria-prima recuarem para o menor nível em 13 meses em junho.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de commodities de Dalian, para setembro, fechou em alta de 3,3%, a 1.225 iuanes (189,49 dólares) por tonelada.

Na bolsa de Cingapura, o contrato mais ativo do minério de ferro, para agosto, avançava 1,4%, a 210,80 dólares por tonelada.

"Ainda está incerto se o mercado será capaz de ver oferta suficiente para atender à demanda no longo prazo", disse Tracy Liao, estrategista de commodities do Citi, durante fórum sobre o tema em Cingapura, no qual estiveram executivos de empresas como Rio Tinto, BHP e Vale.

Embora entre líderes da indústria e analistas de mercado esteja surgindo um consenso de que a demanda por aço na China diminuirá no segundo semestre de 2021, possivelmente desacelerando as compras de minério de ferro pelas usinas, os temores com as restrições de oferta persistem.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
undefined