Ações da China fecham em baixa por tensões com o Ocidente

Publicado em 15/06/2021 08:27

As ações da China fecharam em baixa na terça-feira, uma vez que as tensões entre Pequim e o Ocidente azedaram o sentimento do investidores após líderes do G7 criticarem o país asiático sobre uma série de assuntos, o que a China chamou de interferência em suas questões internas.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, caiu 1,11%, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,92%.

Os líderes do G7 criticaram no domingo a China por questões de direitos humanos na região fortemente muçulmana de Xinjian, pediram que Hong Kong mantenha um alto grau de autonomia e destacaram a importância da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan --todas questões sensíveis para Pequim.

Líderes da Otan alertaram na segunda-feira que a China apresenta "desafios sistêmicos", adotando uma postura contundente em relação a Pequim em comunicado no primeiro encontro do presidente dos EUA, Joe Biden, com a aliança.

Entre os setores de pior desempenho, o índice imobiliário do CSI300 e as indústrias de recursos básicos caíram 2,5% e 2,6%, respectivamente.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,96%, a 29.441 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,71%, a 28.638 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,92%, a 3.556 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,11%, a 5.166 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,20%, a 3.258 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,92%, a 17.371 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,69%, a 3.174 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,92%, a 7.379 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump e Xi devem se falar esta semana, diz Casa Branca Trump e Xi devem se falar esta semana, diz Casa Branca
Ações europeias caem com nova ameaça tarifária de Trump Ações europeias caem com nova ameaça tarifária de Trump
Índices em Wall Street têm sinais mistos após ameaça de Trump de tarifas de aço
BNDES deve aprovar R$80 bi em crédito para infraestrutura este ano
Wall Street abre em baixa após novas ameaças tarifárias de Trump sobre metais
Preços de alumínio e aço nos EUA sobem com novas tarifas de Trump